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Ministério da Saúde estimula atividades físicas diárias. Veja 5 dicas

Praticar atividades físicas diárias evita risco de doenças e melhora o sistema imunológico; Ministério da Saúde estimula atividades. Veja dicas

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/02/2022, às 18h44

Ministério da Saúde estimula atividades físicas diárias. Veja 5 dicas
Ministério da Saúde estimula atividades físicas diárias. Veja 5 dicas - Freepik
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O sedentarismo tem feito muitos brasileiros desencadearem problemas de saúde, a pressão do dia a dia e o excesso de trabalho têm contribuído para a sensação de esgotamento. Uma rotina saudável e equilibrada, com a prática de exercícios previne o aparecimento de doenças crônicas, o risco de doenças cardiovasculares, além de melhorar o sistema imunológico. Pensando nisso, o Ministério da Saúde estimula a prática de atividades físicas diárias

Com o excesso de trabalho em uma pandemia que já dura quase dois anos, os problemas emocionais foram agravados. O aumento da ansiedade e do estresse contribui para a sensação de cansaço. Algumas medidas são necessárias para diminuir a indisposição e a prática de exercícios físicos se torna um forte aliado para diminuir a indisposição e promover um melhor bem-estar para quem movimenta o corpo. 

Como a prática de atividades físicas diárias pode melhorar a disposição? Entenda 

Ao praticar atividades físicas diárias provoca no corpo a sensação de prazer durante os exercícios. Segundo o professor da Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho a liberação da serotonina e das endorfinas, produzem a sensação de prazer e bem-estar.  

“Na verdade, são mecanismos que fazem nosso cérebro ligar [para] esse lado mais prazeroso da vida. Quando a gente termina de fazer uma atividade física, tem essa sensação de que as coisas ficaram melhores e mais prazerosas. A gente sorri mais”, afirma o especialista. 

Os benefícios aparecem a longo prazo, quando a atividade física é feita de forma regular , o corpo com o passar do tempo vai se adequando a aquela nova rotina, além da sensação de estar vencendo obstáculos. Para quem tem problemas com autoestima, ela vai melhorar ao avançar a adição de uma rotina saudável, bem como servir como um bom aliado para diminuir a ansiedade e depressão. 

Veja 5 dicas para a prática de exercícios físicos 

O Ministério da Saúde lançou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira no sentido de incentivar a prática regular de atividades físicas para toda a população. O documento conta com dicas para a prática de exercícios físicos para todas as idades e públicos. Para ter acesso ao Guia: Clique aqui. Veja 5 dicas:

  • Atividade física pode ser realizada no seu tempo livre
  • Atividade física no local de trabalho 
  • Atividade física nas tarefas domésticas
  • Atividade física na Universidade
  • Evite ficar muito tempo em comportamento sedentário

Ao realizar atividade física no seu tempo livre, você pode dançar, correr, empinar pipa, nadar, caminhar, fazer trilha, pedalar, jogar vôlei, entre outros. Também você pode realizar atividade física no seu deslocamento de um lugar para outro. Ao caminhar, manejar cadeira de rodas, pedalar, remar, patinar, andar de skate ou patinete, entre outras. 

A atividade física no trabalho ou estudo é utilizada para desempenhar suas funções laborais ou de estudo. Você pode correr, brincar, pedalar, limpar, varrer, participar das aulas de educação física entre outros. 

Já a prática de atividade física nas tarefas domésticas é feita, segundo o guia, para o cuidado do lar e da família. Você pode cuidar das plantas, cortar a grama, fazer compras, dar banho na criança, entre outros. Na universidade, você pode procurar um grupo que pratica atividade física ou praticar atividade física em locais próximos ao seu local de estudo. 

Deve-se evitar o comportamento sedentário, uma boa dica é sempre que possível, reduzir o tempo que permanece sentado ou deitado assistindo televisão ou usando o celular. A cada uma hora, tente movimentar-se pelo menos 5 minutos e aproveite para mudar a posição e ficar em pé, ir ao banheiro, beber água ou se alongar. 

* Com Guia de Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde

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