MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ministério da Saúde anuncia milhares de vagas no programa Mais Médicos

O novo programa Mais Médicos também conta com outros profissionais da área da saúde, como enfermeiros, dentistas e assistentes sociais

Ministério da Saúde anuncia milhares de vagas no programa Mais Médicos
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/03/2023, às 22h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quarta-feira (29), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o número de vagas do Mais Médico terá a ampliação em mais 1 mil postos abertos ainda no primeiro edital do programa. A divulgação foi feita durante a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. 

"Nós pactuamos na Comissão Tripartite o Mais Médicos com todas as inovações que pudemos associar pela avaliação e experiência. Infelizmente, nós tínhamos brasileiros fora dessa cobertura no país, o que ocasionou retrocessos importantes nesse programa. E com o relançamento, nós vamos abrir seis mil vagas. Anunciamos [na semana passada] cinco mil, mas vai ser possível, neste momento, ampliar para seis mil vagas", detalhou.

+Alimentos preparados na Páscoa estão ainda mais caros este ano; confira

O novo Mais Médicos ofertará 16 mil vagas até o final deste ano aos profissionais que serão responsáveis pela atenção primária em milhares de cidades brasileiras, principalmente nas áreas de extrema pobreza. 

As outras 10 mil oportunidades serão oferecidas em formato de contrapartida dos municípios e que garante às prefeituras menor custo, viabilização das contratações, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades.

Conheça o novo Mais Médicos

Na semana passada, o governo federal publicou a medida provisória (MP 1.165/2023) que institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Programa Mais Médicos. A iniciativa visa aumentar a presença de médicos em regiões de difícil acesso e ampliar o número de especialistas em Medicina de Família e Comunidade.

A norma, que também beneficia enfermeiros, dentistas e assistentes sociais, prevê a formação com especialização lato sensu em dois anos e um mestrado profissional após quatro anos de ciclo formativo. 

+Cuidado! Processo seletivo dos Correios tem site fake que aplica golpe do PIX

O programa busca incentivar a permanência desses profissionais em locais remotos por meio de capacitação em atenção primária à saúde, uma vez que a justificativa da medida destaca que 41% dos participantes do Mais Médicos deixam os locais mais distantes em busca de oportunidades de qualificação. 

Com os novos incentivos, o governo espera garantir a presença de profissionais em todas as regiões do Brasil.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.