O vídeo mostra militares do GSI, que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, guiando os invasores. GSI tentou esclarecer vídeo com Gonlçalves Dias
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (19/4), após a CNN Brasil divulgar um vídeo que mostra o chefe do GSI dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro.
O vídeo mostra militares do GSI, que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, guiando os invasores para portas de saída, em clima ameno. Esta é a primeira baixa no alto escalão do governo Lula, pouco tempo depois de completar 100 dias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência para discutir o assunto com ministros, na qual foi batido o martelo em torno da saída do general. Após o pedido de demissão, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República disse que "não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro".
+++ Prouni 2023: candidatos têm até esta quarta (19) para comprovar informações
LEIA TAMBÉM
Em nota, o GSI esclareceu que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança, que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.
A Polícia Federal (PF) está investigando o caso e já identificou e ouviu 81 militares envolvidos no episódio. O governo afirma que todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.