A ação do MPRJ faz parte das comemorações pelo aniversário da Lei Maria da Penha. A Ouvidoria da Mulher será coordenada pela procuradora Gabriela Tabet
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) criou mais um instrumento de proteção para mulheres violências. O canal ‘Ouvidoria da Mulher’, será lançado nesta quarta-feira (10) no estado, como parte de um conjunto de ações realizadas durante o mês de agosto, em que são comemorados 16 anos da Lei Maria da Penha.
A proposta pretende dar mais agilidade ao atendimento ás cidadãs que procuram esse serviço. A ouvidoria, composta por uma equipe majoritariamente feminina, fará atendimentos presenciais em áreas reservadas onde as mulheres se sintam seguras, abaraçadas e acolhidas por profissionais treinadas.
O serviço está disponível pelo telefone 127 (para quem mora na capital) e 021-2262-7015 (outros lugares) e visa não só a prevenção da violência doméstica, mas também a violência política ou de gênero. As vítimas terão uma equipe de funcionários treinada e pronta para ouvi-las e agir com mais agilidade. Os atendimentos também podem ser feitos pessoalmente na sede do MP.
+++Inscrições abertas para o Fies: veja quem tem direito ao financiamento estudantil
LEIA TAMBÉM
E, como parte da campanha de comemoração do Agosto Lilás, o Ministério Público do Rio de Janeiro inaugurou a exposição "Cada 5 Minutos..." com dados, imagens, depoimentos de vítimas, canais de denúncias sobre a violência contra a mulher e denúncias de funcionários trabalhando na rede de combate a esse crime.
De acordo com os arquivos do Instituto de Segurança Pública (ISP), o título da exposição faz referência a uma mulher que é vítima de violência doméstica a cada cinco minutos no estado do Rio de Janeiro em 2020.
A exposição está sendo realizada no Corredor Cultural da sede do MP, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Os serviços da Ouvidoria estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O Ministério Público do Estado fica na Avenida Marechal Câmara, 370, região central da capital fluminense.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.