MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

MST: veja números do movimento, objetivos e famílias beneficiadas

A organização voltou ao cenários dos debates durante a disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro; conheça o MST e veja os números do movimento

Uma mesa com uma bandeira do MST cheia de alimentos
Uma mesa com uma bandeira do MST cheia de alimentos - MST - Veja números do movimento, objetivos e famílias beneficiadas
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/10/2022, às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com atuação em todo o país, sendo criada há 38 anos, o Movimento Sem Terra (MST) ocupa e luta pelo direito à terra aos trabalhadores que nela trabalham e produzem. O portal da organização destaca que "muitas vezes o Movimento é mostrado para a sociedade como um grupo de 'invasores' ou mesmo 'terroristas', quando a verdade é que o MST atua na linha de frente da produção de alimentos saudáveis para a população a partir da perspectiva da agricultura familiar e agroecologia", defende o movimento. 

O MST ainda alerta para a necessidade de entender a diferença entre ocupação e invasão, afirmando que é necessário, sobretudo, entender o conceito de uso social da terra. "Uma área que não vêm sendo utilizada para a finalidade para qual foi criada, como uma fazenda que encerrou suas atividades de plantio, ou que possui irregularidades em relação ao trabalho, descumpre essa função da propriedade, tornando-se um local ocioso", exemplifica. 

Ao todo, cerca de 450 mil famílias conquistaram o direito à terra adquirido por meio da organização e luta do movimento. Os assentamentos estão em propriedades que foram desapropriadas, que tem por característica oferecer pouca estrutura, como saneamento, energia elétrica e etc. É neste sentido que essas famílias lutam para conquistar os direitos básicos. 

+ MST (Movimento Sem Terra) volta ao cenário dos debates. Entenda a organização

Veja números e famílias beneficiadas 

O MST tem como prioridade produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro. O movimento afirma em seu site oficial, que essa produção é fruto  de organização de cooperativas, associações e agroindústrias nos assentamentos, tendo como intuito o desenvolvimento da cooperação agrícola. Sendo "um ato concreto de ajuda mútua que fortaleça a solidariedade e potencialize as condições de produção das famílias assentadas, e que também melhorem a renda e as condições do trabalho no campo". Confira os números:

  • 160 Cooperativas
  • 120 Agroindústria
  • 1900 Associações
  • 450 mil famílias assentadas

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.