MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Nova CNH: veja as principais regras, vantagens e quando começa a valer

Os motoristas do Brasil terão acesso a nova CNH; que passa a ser emitida a partir de 1º de junho; confira as principais regras e vantagens; saiba mais

Nova CNH: veja as principais regras, vantagens e quando começa a valer
Nova CNH: veja as principais regras, vantagens e quando começa a valer - Reprodução internet/Google

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 08/05/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A nova CNH (Carteira de Habilitação) já é uma realidade para os motoristas do país. A partir do dia 1º de junho de 2022, o novo documento passa a valer, por meio da Resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Veja as principais regras e vantagens. 

O documento passa a ser usado a partir da data prevista, mas à medida em que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via, além daqueles que tenham a necessidade de solicitar segunda via do documento físico, por perda ou extravio, alteração de dados, nova categoria ou até mesmo para a inclusão da inscrição para exercer atividade remunerada e outras situações. 

+++ Empréstimo de até R$ 3 mil no Caixa Tem foi negado? Saiba o que fazer

Confira as principais vantagens da nova CNH 

O novo documento traz vantagens para os condutores que aderirem a nova CNH, confira algumas delas: 

  • Campo para apresentar possíveis restrições médicas
  • Dificultar a falsificação e fraudes 
  • Documento poderá ser expedido em meios físicos, digital ou ambos
  • Inclusão do nome social e da filiação efetiva do condutor que assim desejar 
  • Incorporação do código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a possibilidade de embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros

Como o documento é novo tem a possibilidade de ser expedido tanto por meios físicos quanto digitais, uma vantagem que facilita na hora de apresentar o documento quando solicitado. A possibilidade de conter possíveis restrições médicas trará uma maior segurança para este público em eventos como acidentes. 

A inclusão do nome social, assim como já acontece no RG, para Travestis e Transexuais (femino e masculino) garanta o direito para esse público e faz cumprir o Decreto Presidencial Nº 8.727/2016, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal.

Veja as principais mudanças no documento 

O novo documento ainda conta com as cores verde e amarelo em predominância e traz uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto para conduzir. A primeira coluna conta com a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono está habilitado para dirigir aquele modelo de veículo. 

A nova CNH ainda aponta se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou se já possui a CNH definitiva, com o uso da letra “D”. O modelo também mostra se o condutor utiliza o documento para trabalhar, além de manter o QR Code, que já está disponível em documentos emitidos a partir de 2017. No código, é armazenado todas as informações do documento, inclusive a fotografia, apenas não terá a assinatura do motorista. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.