MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

NÃO PERCA o Bolsa Família: 100 mil terão benefício bloqueado por CPF irregular

O início de 2024 pode trazer prejuízos financeiros para milhares de famílias que dependem do Bolsa Família, pois o Governo Federal anunciou o bloqueio do benefício. Saiba como evitar

Homem desesperado com mãos na cabeça e cadeado bloqueia dinheiro ao fundo
Homem desesperado com mãos na cabeça e cadeado bloqueia dinheiro ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/01/2024, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O início de 2024 pode trazer prejuízos financeiros para milhares de famílias brasileiras que dependem do Bolsa Família. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome alerta que aproximadamente 100 mil pessoas correm o risco de ter o pagamento bloqueado, deixando de receber a parcela de janeiro, programada para ser paga a partir do dia 18.

A medida faz parte dos esforços do Ministério para fortalecer a gestão do programa, assegurando que o benefício chegue efetivamente às famílias mais necessitadas. Uma das ações adotadas é a exigência de regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos beneficiários.

+Pagamento do Bolsa Família é cancelado para quem tem nome "sujo"; Fato ou Fake?

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Motivo do bloqueio do Bolsa Família

Em todo o país, cerca de 100 mil CPFs de indivíduos contemplados pelo Bolsa Família apresentam pendências que, se não resolvidas, resultarão em complicações no pagamento deste mês.

A irregularidade no CPF dos beneficiários é identificada por meio dos dados fornecidos no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais. O CPF é categorizado como pendente de regularização nos casos de divergência de titularidade e de suspensão e cancelamento do CPF na Receita Federal.

As famílias têm sido alertadas sobre a identificação da irregularidade por meio de mensagens no extrato de pagamento do programa, no aplicativo do Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem.

Famílias que tiverem o benefício bloqueado em janeiro devem verificar a situação do CPF junto à Receita Federal e, se necessário, proceder com a regularização junto ao órgão. 

+Não é golpe: R$ 7,5 bilhões disponíveis para saque; Consulte agora seu CPF

Como regularizar o CPF e garantir o Bolsa Família?

Para verificar a situação do CPF da família, o responsável familiar pode utilizar o aplicativo do Cadastro Único para celulares. Caso haja mais de um CPF irregular na mesma família, todos precisam ser regularizados.

Confira a seguir as providências que devem ser tomadas por quem ganha o benefício social, mas está com o CPF irregular.

  1. Consulta na Receita Federal: Após identificar a irregularidade, o beneficiário deve verificar a situação do CPF junto à Receita Federal. Caso haja pendências, é necessário regularizá-las. Informações sobre o processo de regularização podem ser encontradas no site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf.

  2. Atualização dos dados no Cadastro Único: Após regularizar o CPF, é essencial atualizar os dados junto à unidade de atendimento do Cadastro Único no município. Este passo é crucial para garantir a efetiva retirada da pendência no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) V2, que ocorre automaticamente após o beneficiário sanar a pendência.

+Quando o novo salário mímino de 2024 começa a ser pago aos trabalhadores?

É crucial que as famílias estejam atentas e tomem as medidas necessárias para garantir a estabilidade financeira não só neste início de ano, mas ao longo de 2024. Se, mesmo após o bloqueio, a situação do CPF não for resolvida em até seis meses na Receita Federal, o benefício do Bolsa Família será cancelado de vez, resultando em sérios prejuízos para o orçamento familiar.

Ter CPF irregular impede a entrada de novas famílias no programa desde agosto de 2023. Contudo, até agora, não foram feitos bloqueios - que vão começar neste mês de janeiro para aqueles que já recebem o benefício. 

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.