MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que estudar para concursos públicos? Confira um guia completo de como se preparar

Estudar para concursos públicos é uma decisão importante para quem quer ter estabilidade e bons salários e benefícios

O que estudar para concursos públicos?
O que estudar para concursos públicos? - JC Concursos

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/11/2021, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ingressar no funcionalismo público é uma excelente decisão para quem deseja ter estabilidade e uma ótima remuneração. Entretanto, virar um servidor não é uma tarefa tão simples porque grande parte dos concursos públicos são bem concorridos e apenas os candidatos mais preparados conseguem a nomeação no cargo. Por isso, é fundamental fazer um planejamento e traçar estratégias sobre o que estudar para um concurso.

Este artigo tem o objetivo de fazer um pequeno guia para o concurseiro iniciante entender quais são os processos mais importantes e como estudar para um concurso público. 

Antes de tudo, como em qualquer ramo da vida, é preciso definir um objetivo e escolher em qual área deseja entrar no funcionalismo. Não basta apenas atirar para todos os lados e tentar passar em qualquer cargo. Você precisa de um norte para definir em qual área deseja entrar.

Com base nessa área, o concurseiro já consegue analisar o conteúdo programático das provas e estudar tudo aquilo que cai nelas. Afinal de contas, você não conseguirá passar em um concurso da área fiscal estudando direito penal. Assim como, você não terá sucesso estudando criminologia para tentar passar em um certame da área da educação. 

Além disso, as melhores carreiras são as mais concorridas. Você até pode estudar para trabalhar em uma função com o menor salário, mas ainda sim terá concorrência. Portanto, tenha foco na carreira que realmente deseja entrar e fazer concursos apenas nas áreas relacionadas. 

O que estudar para um concurso público?

Como foi destacado anteriormente, é preciso definir qual área você deseja entrar. Diante disso, pesquise editais e provas anteriores para você conhecer tanto as características da avaliação quanto o conteúdo programático do certame. 

Apesar da diversidade de processos seletivos, algumas disciplinas são comuns a todos os concursos públicos e o concurseiro deve estudar bastante. Confira abaixo quais são os conteúdos programáticos mais comuns:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática Básica;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Direito Constitucional e Administrativo.

Como funcionam as etapas de um concurso público?

Isso varia de concurso para concurso. Em concursos mais simples para candidatos de nível médio, há apenas a prova objetiva. Em seleções para segurança pública é exigido um teste físico após a aprovação no exame objetivo, além de avaliações psicológicas.

Para os concurseiros com formação universitária, há a prova objetiva comum, com questões gerais de português, matemática e raciocínio lógico, e uma prova específica com perguntas para avaliar o conhecimento técnico do candidato na área. 

Nos concursos na área do direito, algumas vagas, principalmente para promotor, procurador e juiz, é exigido uma prova oral após a aprovação da etapa anterior. 

Por isso, é muito importante o candidato estudar bem os editais para compreender quais as etapas do concurso público e desenvolver uma estratégia de estudos para conseguir a almejada nomeação. 

Como começar os estudos?

Essa é a pergunta mais difícil de responder. Iniciar os estudos é a tarefa mais complicada de todas. Pois, você terá que planejar algumas horas por dia para se dedicar aos estudos. 

Grande parte dos concurseiros, têm uma vida regrada com mais de oito horas para estudar. Alguns deles, até abandonam a sua carreira na iniciativa privada para investir na carreira pública. 

Portanto, a decisão de estudar para um concurso público é muito complicada, mas ela trará frutos para o futuro. Elas são pensadas como um investimento a longo prazo. 

Estudar sozinho ou em curso preparatório?

Estudar sozinho é uma possibilidade, principalmente na era da informação digital em que você tem o acesso a provas e editais com apenas alguns cliques. Porém, é tarefa árdua. Você terá que ir atrás das informações sozinho, em que muitas delas podem estar incompletas, e pode ter dificuldades em ter disciplina para ler muitas horas por dia.

Em um curso preparatório, você terá todo o conteúdo disponível em apostilas, professores com experiência na área, direcionamento nos estudos e acompanhamento dos editais. Além disso, estudar em grupo é muito mais fácil, com os seus colegas de curso, para adquirir a almejada disciplina e poder tirar dúvidas com eles. 

Para auxiliar na sua preparação, o JC Concursos disponibiliza videoaulas completas e gratuitas pelo canal oficial do Youtube. Assista:

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.