MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

O segredo da felicidade é aprender na infelicidade

Em entrevista à BBC, o psicólogo espanhol David Salines defende que o segredo da felicidade é aprender na infelicidade; saiba todos os detalhes

Um casal de namorados abraçados
Um casal de namorados abraçados - Canva - Segrego da felicidade
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/10/2022, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O psicólogo espanhol David Salines, 42 anos, defende que o segredo da felicidade é aprender na infelicidade. Ele diz estar cansado da imposição social em relação a ter sempre que ficar bem, já que o seu trabalho é vinculado ao bem-estar das pessoas.  

Em entrevista à BBC News, o especialista conta sobre o processo de escrita do seu livro La Dictadura de la Felicidad ("A ditadura da felicidade"). Durante a construção da obra chegou a dizer "estou triste... e me alegro com isso!". Mas o autor, claro, adverte que o livro não vai por esse caminho. Sua crítica é que "ser feliz" a todo custo deve ser feito no contexto de uma crescente indústria da felicidade.

+ Eleição polarizada ameaça a Copa do Mundo de 2022; Entenda

Ditadura da felicidade 

Ouvido pela BCC, Salines diz que todos podem interpretar a ditadura da felicidade como algo diferente. "Eu entendo isso como uma imposição sociocultural, segundo a qual parece que você sempre tem que ser bom e não permitir que as pessoas façam coisas ruins". 

Ele também destaca que não se trata apenas de estar saudável, mas sempre de encontrar a felicidade. Além de ressaltar a necessidade de que possamos encontrar estímulos que possam nos trazer alegria. 

"Por causa disso, as pessoas se sentem muito estressadas e, paradoxalmente, quando uma pessoa está estressada, ela não está feliz. Parece que vivemos em um mundo onde se sentir mal não é permitido. Se você se sente mal, parece que falhou como pessoa", pondera.

O especialista também destaca que estamos cansados de mensagens positivas, e o resultado disso é fazer com que as pessoas possam se concentrar mais no foco em si mesmas e na busca pelo o seu bem-estar. Mas, é nesse momento, ao colocar o foco em si mesmas, que essas pessoas irão perceber as suas carências, limitações, complexos e traumas. 

"A felicidade virou um negócio. Livros, conferências e congressos observam a felicidade como um negócio. E acredito que não isso não é de todo ruim, porque, se são vendidas outras coisas menos importantes, por que não vender a felicidade? Você pode dizer às pessoas que está certo fazer coisas para se sentir bem e aprender a crescer como pessoa, mas nem tudo é baseado na felicidade", acrescenta. 

*Com informações da BBC News 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.