MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Olimpíadas de Matemática da Unicamp: inscrições podem ser feitas até domingo (10)

O concurso é aberto a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio. As Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão realizadas em três fases

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/04/2022, às 20h29

As Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão realizadas em três fases
As Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão realizadas em três fases - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Os estudantes que são feras em cálculos ainda podem colocar todo o talento com números em prática na 38ª Olimpíada de Matemática Unicamp (OMU). O prazo de inscrição termina no próximo domingo (10). O concurso é aberto a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. 

Após duas edições realizadas inteiramente na modalidade virtual por conta da pandemia de Covid-19, este ano a competição será feita em esquema híbrido. As duas primeiras fases das Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão online e a terceira e última, presencial na Unicamp. A primeira fase será realizada de 25 de abril a 1º de maio; a segunda, de 30 de maio a 5 de junho; e a terceira fase na Unicamp, no dia 3 de setembro.

O comunicado da Unicamp destaca que a proposta OMU é diferente de outras competições de matemática, pois para participar é necessário formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

Os estudantes e instituições interessadas podem fazer a inscrição através do site. O pagamento da taxa de inscrição será por equipe. Acesse o regulamento da competição.

+++Vacina contra a gripe no Brasil: confira quem pode se vacinar

Confira como serão as provas das Olimpíadas de Matemática da Unicamp

As provas serão divididas em dois níveis: alfa — para alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental; e beta — para alunos do ensino médio. Os alunos do nível beta, classificados para a última etapa, poderão concorrer a uma medalha individual.

As provas serão corrigidas pela organização da OMU, em um processo de duas etapas: a primeira será uma correção tradicional, avaliando os acertos e erros na solução dos problemas. A segunda será uma avaliação comparativa, considerando aspectos qualitativos, como originalidade, redação e qualidade da argumentação.

A competição é organizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp. Confira o calendário do concurso através do site

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.