MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Olimpíadas de Matemática da Unicamp: inscrições podem ser feitas até domingo (10)

O concurso é aberto a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio. As Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão realizadas em três fases

As Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão realizadas em três fases
As Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão realizadas em três fases - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/04/2022, às 20h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os estudantes que são feras em cálculos ainda podem colocar todo o talento com números em prática na 38ª Olimpíada de Matemática Unicamp (OMU). O prazo de inscrição termina no próximo domingo (10). O concurso é aberto a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. 

Após duas edições realizadas inteiramente na modalidade virtual por conta da pandemia de Covid-19, este ano a competição será feita em esquema híbrido. As duas primeiras fases das Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão online e a terceira e última, presencial na Unicamp. A primeira fase será realizada de 25 de abril a 1º de maio; a segunda, de 30 de maio a 5 de junho; e a terceira fase na Unicamp, no dia 3 de setembro.

O comunicado da Unicamp destaca que a proposta OMU é diferente de outras competições de matemática, pois para participar é necessário formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

Os estudantes e instituições interessadas podem fazer a inscrição através do site. O pagamento da taxa de inscrição será por equipe. Acesse o regulamento da competição.

+++Vacina contra a gripe no Brasil: confira quem pode se vacinar

Confira como serão as provas das Olimpíadas de Matemática da Unicamp

As provas serão divididas em dois níveis: alfa — para alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental; e beta — para alunos do ensino médio. Os alunos do nível beta, classificados para a última etapa, poderão concorrer a uma medalha individual.

As provas serão corrigidas pela organização da OMU, em um processo de duas etapas: a primeira será uma correção tradicional, avaliando os acertos e erros na solução dos problemas. A segunda será uma avaliação comparativa, considerando aspectos qualitativos, como originalidade, redação e qualidade da argumentação.

A competição é organizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp. Confira o calendário do concurso através do site

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.