MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Passe livre no domingo em SP: governo libera ônibus, trem e metrô nas eleições

Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (27) passe livre neste domingo (30) para ônibus, trem e metrô nas eleições 2020; veja horário

Pessoas fazem fila para entrar em um ônibus
Pessoas fazem fila para entrar em um ônibus - Agência Brasil - Passe livre para o Estado de São Paulo nas Eleições 2022
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/10/2022, às 18h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em todo o país, o segundo turno será realizado neste domingo (30). Para que os eleitores de baixa renda possam comparecer aos locais de votação, o governo de São Paulo instituiu o passe livre no Estado para ônibus, trem e metrô nas eleições 2022. 

Para que fosse possível essa medida ser tomada, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu autorização para Estados e municípios.  Sendo assim, o governo de SP divulgou nesta quinta-feira (27) a medida que concede gratuidade no dia de eleições para o transporte público por trilhos e também por ônibus metropolitanos. 

+ AtlasIntel: Lula mantém vantagem e distância de Bolsonaro é de 6 pontos; veja

Saiba mais detalhes sobre a medida 

De acordo com o governo, a medida valerá para o Metrô de São Paulo, trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e também para ônibus intermunicipais de todo o estado.

A estimativa do Estado é de que as gratuidades irão custar R$ 11,5 milhões aos cofres públicos. Segundo o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) “domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre”. 

Capital paulista também ofertará gratuidade 

O prefeito de São Paulo anunciou na semana passada a gratuidade para ônibus municipais que circulam na capital paulista. Neste caso, qualquer linha de 6h às 20h terá gratuidade embarcando pela porta traseira. 

O STF permitiu que os governantes do país pudessem conceder gratuidade à população sem que pudessem ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. 

Neste domingo (30), os brasileiros vão às urnas para escolher o próximo presidente e governadores de 12 Estados do Brasil. A gratuidade colabora para o acesso dos mais pobres ao direito ao voto. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.