De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), 170 bolsonaristas foram presos até o momento por participarem de invasão em Brasília e depredarem prédios dos três Poderes
De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), 170 bolsonaristas foram presos até o momento por participar de invasão em Brasília que culminou na depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. Além da responsabilidade na esfera criminal, os vândalos devem responder pelo prejuízo financeiro.
Já são 170 pessoas presas na operação de hoje. Os procedimentos policiais estão sendo finalizados pelas unidades do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da PCDF. Todos são suspeitos de participar dos atos criminosos praticados contra as sedes dos Poderes da República.
— PCDF - Polícia Civil (@pcdf_oficial) January 8, 2023
A PCDF também informou, via Twitter, que equipes de papiloscopistas, peritos criminais e médicos legistas estão em prontidão para atender a situações de flagrante decorrentes da detenção dos suspeitos de cometer atos criminosos na Esplanada dos Ministérios.
Mais cedo, a Globo News filmou a chegada de quatro ônibus da Polícia Militar do DF à sede do Departamento de Polícia Especializada da PCDF, transportando os detidos. O cenário, após a retirada dos radiciais dos prédios dos três Poderes, foi de total destruição. Entre os itens danificados estão:
Os bolsonaristas radicais cometeram diversos crimes em Brasília neste domingo (8): crime de apologia à prática delituoso; crime de dano ao patrimônio público; crime de aboliçao violenta ao Estado Democrático de Direito; e crime de Golpe de Estado. A penalidade prevista no Código Penal alçança 12 anos.
LEIA TAMBÉM
O presidente Lula afirmou que os responsáveis serão identificados, processados e condenados, assim como os que financiaram os crimes, com o envio de cerca de 100 ônibus à Brasília, que chegaram ontem à cidade com aproximadamente 4 mil apoiadores de Bolsonaro que não aceitam o resultado das eleições. Os manifestantes ganharam transporte, alimentação e hospedagem de graça.
+Invasão em Brasília: criminosos bolsonaristas quebram TUDO; Veja imagens
Lula afirmou que houve falha na segurança dos prédios dos três Poderes, responsabilidade da Polícia Militar do DF. Os policiais não impediram que os manifestantes avançassem rumo ao Congresso, ao STF e ao Palácio. A dispersão só foi possível no final da tarde, após o reforço do Batalhão da Guarda Presidencial, da Força Nacional e do Exército.
Por conta disso, o presidente decretou Intervenção Federal na segurança do DF, que será comandada pelo secretário Ricardo Cappelli. Pelo Twitter, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que Cappelli já se deslocou para assumir a intervenção na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. "E seguimos com as operações cabíveis visando ao restabelecimento da ordem pública", completou o ministro.
"O Objetivo da intrvenção e pôr termo à grave compromentimento da ordem pública no Estado no Distrito federal, marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos", especifica o decreto publicado no Twitter de Lula.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.