Pensa em se aposentar e tem dúvidas sobre qual a melhor regra que se encaixa em seu perfil? Entenda todas as diferença e novas regras em 2023
A Reforma da Previdência trouxe mudanças significativas nas regras para aposentadoria, tornando-a mais complexa e confusa para muitos brasileiros. Diante disso, surge a dúvida: vale a pena se aposentar por idade ou tempo de contribuição?
A resposta depende de uma série de fatores, como a idade do segurado, o tempo de contribuição e o valor da aposentadoria. A aposentadoria por idade é a mais comum no Brasil. Para se aposentar por idade, é necessário ter 65 anos de idade, ser homem, e 62 anos de idade, ser mulher, e ter cumprido 15 anos de contribuição.
A aposentadoria por tempo de contribuição é mais vantajosa financeiramente, pois o valor do benefício é calculado com base na média dos salários de contribuição. Para se aposentar por tempo de contribuição, é necessário ter 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de contribuição, se mulher.
+ NOVO saque do FGTS de até R$ 2,9 mil em novembro; Saiba quem recebe
LEIA TAMBÉM
A melhor opção para o segurado depende de sua situação individual. Se o segurado tem idade avançada e não tem interesse em continuar trabalhando, a aposentadoria por idade pode ser a melhor opção.
Se o segurado tem tempo de contribuição suficiente para se aposentar por tempo de contribuição e deseja receber um benefício mais alto, essa pode ser a melhor opção.
O tempo de contribuição é calculado com base nos períodos em que o segurado contribuiu para o INSS. Esses períodos incluem o tempo de trabalho formal, o tempo de trabalho informal e o tempo de serviço militar obrigatório. A idade do segurado é calculada com base na data de nascimento.
Após o pedido ser iniciado, é necessário entender como funciona a atual regra de transição na qual melhor se encaixa. Caso a melhor opção para o segurado seja a Regra dos Pontos, deve-se observar alguns pontos. Veja:
A terceira regra consiste na redução do tempo de contribuição, que é semelhante à aposentadoria por idade. Veja abaixo:
O especialista destaca que para fazer a melhor escolha pela opção de aposentadoria, o segurado deve ficar atento ao tempo de trabalho e idade. O advogado ainda afirma que irá depender do tempo de contribuição ou do trabalho do cidadão.
“Não existe uma melhor regra, existe a melhor para o seu caso concreto. Você tem mais idade ou mais tempo de contribuição? Então tem que fazer cálculo, porque entre uma regra e outra pode mudar substancialmente o valor da sua aposentadoria”, acrescenta.
Para simular a aposentadoria pelo INSS, é necessário acessar o site ou aplicativo "Meu INSS" e fazer login com o CPF e senha. Se você não tem cadastro, é importante criá-lo.
No site, clique na aba "Serviços" e selecione "Simular aposentadoria". No aplicativo, entre no sistema com sua conta Gov.br e toque na opção "Simular aposentadoria" no menu lateral.
A calculadora do INSS fornecerá detalhes sobre sua idade, tempo de contribuição e quanto tempo falta para atender aos requisitos vigentes. Você também pode salvar os resultados em um arquivo PDF.
É importante observar que essa simulação não garante a aposentadoria, já que o processo real pode exigir documentos e informações adicionais que não estão no sistema.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.