MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pensa que acabou? Outubro ainda deve manter altas temperaturas pelo Brasil

Maior parte do Brasil experimentará temperaturas acima da média. Inmet destaca que variações climáticas podem ser influenciadas pelo fenômeno El Niño

Inmet destaca que variações climáticas podem ser influenciadas pelo fenômeno El Niño
Inmet destaca que variações climáticas podem ser influenciadas pelo fenômeno El Niño - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/10/2023, às 07h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (2) um boletim que traz previsões para as condições climáticas no mês de outubro em todo o país. Conforme o Inmet, a maior parte do Brasil experimentará temperaturas acima da média, enquanto as chuvas seguirão um padrão variado.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia, as temperaturas devem superar os 29ºC, trazendo um clima mais quente do que o usual para essa época do ano. No entanto, a situação é oposta no sul de Mato Grosso do Sul e em partes da Região Sul, onde os termômetros registrarão temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo de 1ºC em relação à média para o mês.

O Inmet ressalta que a ocorrência de dias consecutivos com chuva nessas áreas poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20ºC.

+++ El Niño impacta a previsão do tempo; Veja os efeitos em cada região do país

Inmet destaca que variações climáticas podem ser influenciadas pelo fenômeno El Niño

Quanto às chuvas, a previsão é de que a Região Norte e o Nordeste enfrentem um período com volumes abaixo da média histórica, com menos de 70 milímetros de precipitação. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, a chuva deverá retornar de maneira gradual, principalmente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Na Região Sul, a probabilidade é de uma quantidade significativa de chuvas, sendo o Rio Grande do Sul um dos estados mais afetados, com previsão de volumes acima de 250 milímetros.

O Inmet destaca que essas variações climáticas podem ser influenciadas pelo fenômeno El Niño, que impacta a circulação de ventos e a movimentação de frentes frias no Brasil. A presença de El Niño tende a manter as frentes frias estacionadas por mais tempo na Região Sul, resultando em um aumento das chuvas nessa área.

Diante dessas previsões, é importante que a população esteja atenta às mudanças climáticas e tome medidas adequadas para lidar com as condições extremas que outubro reserva em diferentes partes do país.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.