MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pequenas empresas foram responsáveis por quase 70% da geração de empregos no Brasil

Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas (MPEs) contrataram cerca de 220 mil novos trabalhadores em fevereiro

Pequenas empresas foram responsáveis por quase 70% da geração de empregos no Brasil
Divulgação

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/04/2022, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um levantamento desenvolvido pelo Sebrae, baseado nos dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), revela que as micro e pequenas empresas (MPEs) foram um dos responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos em fevereiro.

De acordo com a pesquisa do Sebrae, os pequenos negócios conseguiram contratar 220 mil novos postos de trabalho. Este número representa 67% dos empregos gerados no período, incluindo empreendimentos de todos os portes.

O setor de serviços foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134 mil novos empregos. Na sequência, a construção civil registrou a abertura de 31,5 mil novos empregos.

Entre as regiões brasileiras, as micro e pequenas empresas do Centro-Oeste foram as que tiveram o melhor desempenho, abrindo 27 mil novos empregos a cada mil já existentes. A região Norte vem em seguida, com 20 mil contratações. Já a região Sul fechou o mês com 17 mil contratações. O Sudeste e o Nordeste, respectivamente, garantiram 14 mil e 12 mil novos postos de trabalho.

Conforme informa o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304,5 mil novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.

Apesar disso, o Caged indica que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. O resultado caiu em 2022, quando as MPEs registraram um índice de 68,7% no volume de novas vagas.

*com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.