MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pequenas indústrias mantém evolução de confiança no 2º trimestre; Entenda

Os micro e pequenos empresários do setor industrial apontam a melhora nos índices devido ao avanço da vacinação contra a covid-19, aumento da produção industrial e o crescimento e manutenção dos empregos

Pequenas indústrias mantém evolução de confiança no 2º trimestre; Entenda
Divulgação CNI

Redação
Publicado em 16/08/2021, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou um estudo, o Panorama da Pequena Indústria, sobre a situação das pequenas indústrias no Brasil. O levantamento relata que o segundo trimestre de 2021 manteve a evolução e recuperação do setor. O relatório revela que houve melhora na situação financeira, na confiança e nas perspectivas dos micros e pequenos empresários.

A média do segundo trimestre deste ano apresentou 46,5 pontos nos índices de desempenho, situação financeira, perspectivas e confiança da pequena indústria, resultado que está acima da média do primeiro trimestre de 2021 (43,9 pontos) e do segundo trimestre de 2020 (34,1 pontos, influenciado pela pandemia). Os índices variam de zero a 100.

O estudo mostra que os indicadores de desempenho não só estão mais elevados ante o trimestre anterior, como também em relação ao mesmo período de anos anteriores.

“Para os próximos meses, há expectativa de novo aumento desse indicador, em decorrência: do avanço da vacinação no Brasil, que está atingindo faixas etárias que incluem a população economicamente ativa; do aumento do volume de produção; e da manutenção da criação de empregos no setor industrial”, diz o relatório técnico da pesquisa.

O que é o Panorama da Pequena Indústria?

A composição dos índices leva em consideração itens como volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional e situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratação.

A pesquisa é divulgada trimestralmente com base na análise dos dados da pequena indústria, levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial. Todos os meses, as pesquisas ouvem mais de 900 empresários de empresas de pequeno porte.

*trechos com reprodução da Agência Brasil

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.