As famílias do país estão insatisfeitas com a alta de preços, a pesquisa Datafolha aponta que 75% dos brasileiros culpam Bolsonaro pela inflação
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/03/2022, às 16h42
A estratégia do governo federal de justificar a alta da inflação no Brasil com a crise global e as consequências causadas pela pandemia da Covid-19, não tem convencido os brasileiros. Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que 75% dos brasileiros culpam Bolsonaro pela alta de preços que tem mitigado o poder de compra das famílias no país.
A inflação continua subindo, como mostra o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (28), pelo Banco Central, a projeção teve alta pela 11ª semana seguida.
Com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), na última sexta-feira (25), foi registrado uma alta nos preços dos produtos básicos que puxaram a prévia da inflação, considerada como a maior para mês de março em 7 anos e atinge 10,79% em 12 meses, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre os produtos que registraram alta em 12 meses, segundo dados do IPCA-15, os alimentos e os combustíveis foram os itens que mais pesaram no bolso dos trabalhadores. Ao comparar os meses de fevereiro para março, há registro de alta em todos os 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, obtendo destaque a alta de alimentos e bebidas em 1,95%.
LEIA TAMBÉM
+++ Boletim Focus: Mercado Financeiro eleva projeção da inflação pela 11ª vez
Um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha revelou que 75% dos entrevistados culpam o governo de Jair Bolsonaro (PL) pela alta da inflação no país. Foram ouvidas 2.556 pessoas em 181 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados, afirmam uma maior responsabilidade e 39% atribuem um pouco de responsabilidade. Já a pesquisa realizada anteriormente, apontava para 34%, os outros 22% não atribuem ao governo nenhuma responsabilidade, em comparação aos 23% anteriormente.
Entre os produtos que pesaram na compra do mês, a cenoura foi a que teve mais alta, registrando um aumento de 121,64%. Veja a lista de 10 produtos que subiram de preço no mercado.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.