MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pesquisa que apontava vantagem de Lula à frente de Bolsonaro é cancelada; veja motivo

A pesquisa que seria publicada na próxima sexta (10) chegou a ser registrada no TSE mas foi retirada do site nesta quarta. Bolsonaro mantinha posição

Lula mantinha vantagem em relação a Bolsonaro na pesquisa que seria divulgada
Lula mantinha vantagem em relação a Bolsonaro na pesquisa que seria divulgada - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 08/06/2022, às 19h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A corretora XP Investimentos decidiu cancelar a divulgação da pesquisa divulgada semanalmente sobre a corrida eleitoral dos candidatos à presidência do Brasil. Os levantamentos do Instituto Ipespe mostram há semanas a vantagem do ex-presidente Lula à frente de Jair Bolsonaro. A pesquisa que seria publicada na próxima sexta-feira (10) chegou a ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sábado (4) sob o número BR-06295/2022. Mas nesta quarta (8), foi retirada do site por decisão da própria corretora.

De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, a pressão sobre o XP havia crescido e explodido na semana passada, quando o instituto mostrou que 35% dos eleitores viam a honestidade como um atributo de Lula, enquanto apenas 30% disseram o mesmo sobre Bolsonaro.

Neste cenário, bolsonaristas passaram a atacar a corretora nas redes sociais, inclusive com apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que ironizou os resultados no perfil dele no Telegram. "O mesmo instituto deu Lula com 45% e Bolsonaro com 34% kkkkk", escreveu Flávio", escreveu Flávio.

+++Segurado do INSS terá maior prazo para fazer solicitação ou cumprir exigência; entenda

Movimento dos apoiadores de Bolsonaro deixaram acionistas da corretora inseguros

"É o mesmo que dizer que o diabo é mais honesto que Jesus. Delírio total! Kkkkkkkk…", comentou o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). De acordo com a coluna de Mônica, até mesmo os ministros de Bolsonaro ligaram para a XP para reclamar dos resultados, que estavam em linha com os resultados de outras agências, inclusive dentro da margem de erro.

Após o ataque, clientes, principalmente aqueles ligados ao agronegócio, começaram a fechar contas e retirar investimentos de corretoras, segundo a coluna. Diretores e acionistas minoritários começaram a levantar questionamentos internos sobre o movimento. A XP decidiu então transferir o contrato da Ipespe para a Infomoney, outra empresa menos visada do grupo, que se inscreveu para que a pesquisa fosse divulgada ao TSE nesta semana.

Com a intensidade do ataque, a XP acabou tomando a decisão radical de simplesmente cancelar a divulgação de seus resultados. Portanto, a série histórica do Ipespe, que vinha realizando a pesquisa ininterruptamente desde janeiro de 2020, poderá ser afetada. A coluna de Mônica apurou que a XP deve alterar a frequência das divulgações, de quinzenal para semanal em maio, para mensal agora.

Com isso, a empresa espera reduzir os ataques a ela e o movimento de retirada de recursos de seu portfólio.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.