MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Petrobras anuncia redução no preço do gás natural; venda acumula redução de 19% no ano

A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da empresa. Alteração no preço do gás natural não impacta o gás de cozinha

Alteração no preço do gás natural não impacta o preço do gás de cozinha
Alteração no preço do gás natural não impacta o preço do gás de cozinha - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/04/2023, às 22h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

APetrobras divulgou em nota nesta segunda-feira (17) uma redução média de 8,1% no preço do gás natural em relação ao trimestre encerrado em abril. Segundo a empresa, os novos valores começarão a ser cobrados a partir do dia 1º de maio.

Os contratos com as distribuidoras prevê em atualizações trimestrais do preço do gás, vinculando os reajustes às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Conforme a Petrobras, o petróleo recuou 8,7% no período e o real teve uma valorização de 1,1% ante o dólar.

A parcela referente ao transporte do gás é atualizada anualmente nos meses de maio e, neste ano, sofrerá reajuste de 0,2%, conforme a variação do IGP-M. Segundo a Petrobras, o gás vendido às distribuidoras acumula redução de 19% no ano com o reajuste anunciado nesta segunda.

+++ Melatonina: suplemento para melhorar qualidade do sono deve ser usado com cautela e orientação médica

Alteração no preço do gás natural não impacta o preço do gás de cozinha

A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da empresa, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, suas margens e pelos tributos federais e estaduais.

As tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, de acordo com legislação e regulação específicas. A atualização do preço do gás natural não afeta o gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel, informou a estatal.

O gás natural é uma fonte de energia importante para a indústria, sendo utilizado em processos de produção e aquecimento de equipamentos. Por ser um combustível limpo e eficiente, o gás natural é amplamente utilizado em diversas indústrias, como a química, petroquímica, siderúrgica, alimentícia e de cerâmica, entre outras.

Além disso, a disponibilidade do gás natural no Brasil e sua utilização em larga escala contribuem para a redução das emissões de gases poluentes e para a sustentabilidade ambiental.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.