MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PL propõe saque integral do FGTS em caso de calamidade ou pandemia

De acordo com Hasselmann, autora do PL, o saque integral do FGTS é uma maneira eficiente de proporcionar auxílio financeiro em momentos de crise

PL propõe saque integral do FGTS em caso de calamidade ou pandemia
Agência Brasil

Redação
Publicado em 13/08/2020, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O PL 4.193/20 (Projeto de Lei), de autoria da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), permite que o trabalhador realize o saque integral do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), de contas ativas ou inativas, em função do estado de emergência, calamidade pública ou pandemia, reconhecidos pelos governos municipal, estadual, distrital ou federal.

Segundo a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), a medida é “uma maneira eficiente de proporcionar um auxílio financeiro imediato à população brasileira para enfrentar os reflexos econômicos, já visíveis, em razão da pandemia pelo Covid-19 ou qualquer outra situação de excepcionalidade vivenciada”.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, o saque será permitido desde a publicação do ato que reconhece esses estados e enquanto durar a situação de excepcionalidade. O trabalhador deverá residir em áreas atingidas pela situação.

Saiba outras propostas na Câmara sobre o FGTS

O saque extraordinário do FGTS durante a pandemia já foi tema de uma medida provisória neste ano. A MP 946/20, que permitia ao trabalhador sacar até R$ 1.045 (um salário mínimo) do fundo, perdeu a validade por não ter sido votada dentro do prazo.

As alterações feitas na Câmara e no Senado, que ampliaram a possibilidade de saque, fizeram o Planalto desistir da proposta.

Depois disso, o relator da MP, deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), apresentou o Projeto de Lei 4085/20, recuperando o conteúdo do parecer. Os líderes partidários pedem urgência na votação dessa proposta.

*reprodução Agência Câmara

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.