MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Polícia Federal identifica suspeitos de vazar prova do Enem 2023

A Polícia Federal informou que oito suspeitos pelo vazamento de imagens da prova do Enem 2023 aplicada no primeiro dia já foram identificados. Saiba mais

Trecho da prova do Enem aplicada no primeiro dia de exame
Trecho da prova do Enem aplicada no primeiro dia de exame - Divulgação/Agência Brasil
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/11/2023, às 19h10 - Atualizado às 20h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Neste domingo (12), segundo e último dia de aplicação da prova do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes enfrentaram questões de matemática e ciências da natureza. Na semana passada, imagens da prova aplicada no primeiro dia do Enem foram parar na internet e a Polícia Federal informou hoje que os suspeitos pelo vazamento já foram identificados. 

A equipe responsável pela segurança do Enem, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou que identificou oito pessoas envolvidas no vazamento do caderno de questões do Enem realizado no domingo passado (5).

As fotografias que revelavam as perguntas foram detectadas por meio do monitoramento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo próprio Inep. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso, concluindo que não houve postagem de conteúdo da prova antes do início do teste.

Depoimentos já foram colhidos das pessoas envolvidas nos municípios de Caruaru (PE), Natal, Cornélio Procópio (PR) e Brasília. As investigações continuam no Rio Grande do Sul e no Ceará. Além disso, foram realizadas apreensões de materiais suspeitos em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). As empresas responsáveis pelo gerenciamento das redes sociais foram notificadas para preservar as imagens das provas e auxiliar no rastreamento das postagens.

Prova do Enem 2023: esquema de segurança

O esquema de segurança do Enem abrange desde o armazenamento das provas até a distribuição dos malotes, com monitoramento pelas autoridades do MEC. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordena as instituições participantes em nível nacional.

O ministro da Educação, Camilo Santana, compareceu à sede do Inep para acompanhar a aplicação das provas e encontrou o presidente da autarquia, Manuel Palácios. Nas redes sociais, o ministro desejou uma ótima prova a todos.

Reaplicação do exame

Candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou estavam doentes poderão solicitar a reaplicação do exame entre os dias 13 e 17 de novembro, através da Página do Participante. A reaplicação ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

Resultado do Enem 2023

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados até 24 de novembro, e o resultado final estará disponível na Página do Participante em 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.