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Por que a Volkswagen suspendeu a produção de veículos no Brasil? Entenda

Decisão da Volkswagen ocorre mesmo após o lançamento do um programa de incentivo do governo federal à indústria automotiva. Veja detalhes

Volkswagen, assim como outras montadoras, enfrenta desafios no cenário econômico
Volkswagen, assim como outras montadoras, enfrenta desafios no cenário econômico - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/06/2023, às 21h25

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A Volkswagen anunciou a suspensão temporária de suas atividades nas fábricas de automóveis no Brasil. Conforme a montadora, a decisão foi motivada pela "estagnação do mercado". A empresa ressaltou que todas as medidas de flexibilização, incluindo a suspensão da produção, estão previstas em um acordo coletivo firmado entre o sindicato e os colaboradores da Volkswagen.

A fábrica localizada em São José dos Pinhais, no Paraná, responsável pela produção do T-Cross, já estava operando em layoff (suspensão temporária de trabalho) desde o dia 5 de junho deste ano, com previsão de duração entre 2 e 5 meses. O outro turno da mesma unidade também está parado desde segunda-feira (26) e permanecerá suspenso até sexta-feira (30), utilizando o regime de banco de horas.

A unidade de Taubaté, em São Paulo, onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, também teve seus dois turnos de produção interrompidos desde o dia 26, adotando o regime de banco de horas até sexta-feira (30).

Já a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, também em São Paulo, responsável pela produção dos modelos Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, planeja implementar férias coletivas de dez dias nos dois turnos de produção a partir de 10 de julho.

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Volkswagen, assim como outras montadoras, enfrenta desafios no cenário econômico

É importante ressaltar que essa decisão da montadora ocorre mesmo após o lançamento, no último dia 6, de um programa de incentivo do governo federal à indústria automotiva, que ofereceu descontos temporários para a compra de veículos. No entanto, especialistas destacaram que o pacote de estímulo poderia não ter o efeito esperado sobre a indústria, devido à sua curta duração e ao volume limitado de recursos disponibilizados.

Gilberto Braga, professor de economia do Ibmec, elogiou o programa de incentivo, mas expressou preocupação com o prazo limitado de quatro meses e o montante de R$ 1,5 bilhão, que considerou baixo. Segundo ele, o pacote está na direção correta, mas precisaria ser ampliado para ter um efeito duradouro no setor automotivo.

A Volkswagen, assim como outras montadoras, enfrenta desafios diante da atual situação econômica e da demanda reduzida no mercado brasileiro. A suspensão temporária das atividades visa se adaptar às condições do mercado, buscando manter a viabilidade e a eficiência operacional da empresa. A retomada das atividades dependerá da evolução do mercado e das condições econômicas.

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