MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Portabilidade de número de celular passa a ter mais segurança com confirmação via SMS

A mudança começou pelos celulares com DDD 64 e será gradualmente expandida para outros DDD. Operadoras alertam sobre possíveis fraudes em pedidos de portabilidade

Operadoras alertam sobre possíveis fraudes em pedidos de portabilidade
Operadoras alertam sobre possíveis fraudes em pedidos de portabilidade - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/04/2023, às 21h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir desta segunda-feira (24), as pessoas que moram no sul do estado de Goiás podem fazer a portabilidade do número de celular com mais segurança. O processo passou a ter uma etapa a mais de confirmação por meio de uma mensagem de SMS. Essa mudança começou pelos celulares com DDD 64 e será gradualmente expandida para outros DDD.

Para a realização da portabilidade, o usuário deve responder ao SMS em até 30 minutos. Caso contrário, o processo é paralisado e é necessário entrar em contato com a operadora para pedir o envio de um novo SMS. 

A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) informa que, de setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras. Para esclarecer dúvidas, os clientes podem consultar a lista de perguntas frequentes sobre portabilidade no site de sua operadora.

+++ Nubank lança novo recurso que transforma investimentos em limite do cartão de crédito

Operadoras alertam sobre possíveis fraudes em pedidos de portabilidade

As empresas de telecomunicações e conectividade estão alertando os usuários para possíveis fraudes em pedidos de portabilidade. Nos últimos dias, as operadoras enviaram mensagens aos clientes informando que os SMS de confirmação são enviados apenas para quem pediu a migração de operadora com a manutenção do número.

A orientação é que, caso recebam algum pedido de portabilidade que não tenham solicitado, os usuários entrem em contato com a prestadora para verificar a autenticidade do pedido. A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas do setor, também orienta os usuários a não clicarem em links indevidos, já que isso pode expor dados pessoais e permitir o acesso de criminosos aos dados do aparelho.

A portabilidade numérica está disponível desde 2008 e permite que os usuários mudem de operadora telefônica, mas mantenham o mesmo número. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.