O prazo para entregar o Imposto de Renda termina amanhã (31) às 23h59. Caso, o contribuinte atrase a entrega da declaração, ele deve pagar uma multa para a Receita
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 está chegando ao fim e termina pontualmente às 23h59 do dia 31 de maio. É fundamental conhecer os procedimentos necessários e observar a data limite para evitar problemas futuros.
Atrasar a entrega da declaração acarreta em multa, correspondente a 1% ao mês do calendário ou fração de atraso, que será calculada com base no valor total do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, enquanto o valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.
Aqueles que optarem por utilizar a declaração pré-preenchida ou receber a restituição por meio da chave PIX terão prioridade nos lotes de pagamento. O Fisco considera essas duas modalidades como prioritárias para agilizar o processo de restituição e reduzir erros na declaração.
Uma novidade deste ano é a obrigatoriedade de informar os valores nas vendas de ações quando estas ultrapassarem R$ 40 mil. Em anos anteriores, qualquer venda de ações na bolsa exigia a declaração por parte do investidor.
LEIA TAMBÉM
+Bolsa Família paga o maior valor da história em maio; veja quem recebe
Para realizar a declaração, os contribuintes que pretendem utilizar o sistema da Receita Federal devem seguir os seguintes passos:
Através do portal ou fazendo o download do programa disponível, os contribuintes têm acesso a diversos serviços, como preenchimento da declaração, instruções detalhadas, possibilidade de retificação, informações sobre multas, além de outras funcionalidades. Para realizar o preenchimento, é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital.
+Última semana para se inscrever para oVestibular Fatec
Os pagamentos das restituições iniciarão em 31 de maio e serão divididos em cinco grupos mensais até 29 de setembro, conforme a ordem de entrega da declaração. Terão prioridade na restituição os idosos com idade igual ou superior a 80 anos, os idosos a partir de 60 anos, os deficientes e portadores de doenças graves, bem como os contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério. Confira o calendário a seguir:
É obrigatório declarar se você se enquadra em alguma das seguintes situações:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.