MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Prazo para inscrição no Enem 2023 está acabando e Lula faz apelo aos estudantes

As inscrições para o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) estão se aproximando do prazo final e o presidente Lula ressaltou a importância de valorizar o exame

Celular com sistema do Enem
Celular com sistema do Enem - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/06/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) estão se aproximando do prazo final, marcado para a próxima sexta-feira, dia 16 de junho. Com o intuito de incentivar a participação dos jovens, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o apelo para que todos que possuem idade para se inscrever no exame o façam até a data limite.

Em declaração feita nesta terça-feira, dia 13, durante o programa "Conversa com o Presidente", transmitido pela internet, Lula ressaltou a importância de valorizar o Enem e destacou a oportunidade que o exame oferece para aqueles que desejam ingressar em uma universidade e se tornarem doutores.

Ele salientou que o país precisa recuperar a força do Enem, que já contou com a participação de 16 milhões de inscritos. "Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora", enfatizou o presidente.

Lula tem reforçado seu apoio à educação e enfatizado o papel essencial que ela desempenha tanto para o crescimento individual quanto para o desenvolvimento do país. Durante a cerimônia de inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na região metropolitana do Recife, na semana passada, o presidente destacou que "educação é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana e para o crescimento de um país".

+Quer ganhar R$ 200 milhões? Quina de São João abre apostas; Veja como concorrer

Como de inscrever?

Todos que já concluíram ou concluem neste ano o ensino médio podem se inscrever, de forma online, na Página do Participante. O edital do Enem 2023, que contém o cronograma, as regras e as obrigações, foi publicado no início deste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

O documento também apresenta os critérios de correção das provas e os procedimentos para pessoas que necessitam de cuidados especiais durante o concurso. A taxa de inscrição para realizar o exame é de R$ 85 e o pagamento deve ser efetuado até o dia 21 de junho. O boleto é gerado diretamente na página de inscrição e é possível realizar o pagamento por meio de PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Com o prazo se esgotando, os estudantes devem se apressar para realizar sua inscrição e garantir sua participação no exame que pode abrir portas para o ingresso no ensino superior e a conquista de novas oportunidades acadêmicas e profissionais.

+Conheça maneiras de conseguir um advogado gratuito ou um defensor público

Cronograma do Enem 2023

Confira as principais datas que envolvem o exame:

  • As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro;
  • Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 24 de novembro;
  • Os resultados individuais estarão disponíveis no portal do Inep no dia 16 de janeiro de 2024.

O que cai na prova do Enem 2023?

O exame é composto por quatro grupos de disciplinas, além de redação. Confira cada uma delas:

  • Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia;
  • Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: biologia, química e física;
  • Matemática e suas Tecnologias; e
  • Redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No primeiro dia de prova, os estudantes vão resolver 45 questões de Ciências Humanas, 45 perguntas de Linguagens e Códigos e escrever a redação. Já no segundo domingo de aplicação do exame, é cobrada a resolução de mais 90 questões com conteúdo sobre Ciência da Natureza (45) e Matemática (45).

Benefícios de realizar o exame

As notas obtidas no Enem podem ser utilizadas para entrar em uma universidade pública ou obter bolsa de 100%, 50% e até financiar um curso superior em uma instituição privada. O Enem é exigido para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser necessário para conseguir financiamento via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.