MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Prefeitura de SP abre 2 mil vagas de emprego para mães de alunos

As mães selecionadas nas vagas de emprego vão atuar na modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar, que tem como objetivo dar suporte nas hortas mantidas pelas unidades

Mulher negra segura filho no colo e ambos sorriem
Mulher negra segura filho no colo e ambos sorriem - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/07/2023, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de inscrições para o Programa Operação Trabalho (POT) Mães Guardiãs, modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar, destinado a mães de alunos da rede municipal de ensino. O programa busca oferecer vagas de emprego, capacitação profissional e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Nesta etapa, o POT Mães Guardiãs abriu um total de 2 mil vagas e as selecionadas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.386. A carga horária é de 30 horas semanais, com trabalho de segunda a sexta-feira, perfazendo seis horas por dia.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o programa tem sido uma iniciativa de sucesso da Prefeitura, pois combina a geração de renda com a capacitação profissional e o fortalecimento dos laços entre as mães e seus filhos, bem como com a comunidade escolar.

As mães selecionadas irão atuar na modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar, que tem como objetivo dar suporte às atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, contribuindo para a conscientização dos alunos sobre questões ambientais, sustentabilidade e hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, elas também serão responsáveis pela disseminação de uma cultura de paz e não violência, bem como pelo acolhimento dos estudantes, estreitando os laços entre as unidades escolares e as comunidades. A iniciativa, que começou em 2021 durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, visa garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos.

+Calendário do Bolsa Família de agosto é ATUALIZADO. Veja datas

Saiba como concorrer a uma das vagas de emprego

As inscrições estão disponíveis até a próxima terça-feira (1º), às 17h, e as interessadas devem preencher o formulário online no site www.bit.ly/potmaesguardiashortas. Além da bolsa auxílio, as beneficiárias receberão capacitação online pelo Portal do Cate e formação em temas relacionados à área pela Secretaria Municipal de Educação.

As inscrições para o POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar podem ser feitas por:

  • mulheres;
  • com idade entre 18 e 59 anos;
  • moradoras da capital paulista;
  • desempregadas há mais de quatro meses;
  • que não estejam recebendo o seguro-desemprego no momento;
  • tenham uma renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa da família;
  • tenham filho matriculado na rede municipal de ensino ou pertença à comunidade escolar;
  • tenham ensino fundamental incompleto; e
  • apresentem a comprovação de vacinação contra a Covid-19.

As mulheres selecionadas para o programa terão uma atuação de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais um período. Elas irão atuar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na capital, garantindo que estejam a uma distância de até dois quilômetros entre suas residências e o local de trabalho.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.