MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prejuízo milionário. Veja quanto custa a Petrobras cada troca de presidente

A constante alta no preço dos combustíveis foi um dos motivos defendidos por Bolsonaro (PL) para a troca do comando da Petrobras. Saiba quanto custa

Imagem da fachada da estatal
Imagem da fachada da estatal - Agência Brasil - Troca de presidente na Petrobras

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/06/2022, às 20h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Por conta da alta no preço dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem trocado presidentes da Petrobras em um curto período de tempo. Segundo o  Estadão/Broadcast, cada troca realizada pelo governo custou à estatal o valor próximo a R$ 1,3 milhão. Veja detalhes. 

Esse valor corresponde ao gasto que uma companhia do tamanho da Petrobras precisa para realizar uma assembleia virtual com os acionistas, um dos ritos necessários para realizar a troca de comando. 

A última foi realizada há dois meses, e uma nova é esperada para acontecer em 45 dias, já que Caio Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, foi indicado para substituir José Mauro Coelho na presidência. 

+++ Eleições 2022: Lula mantém liderança com 41%, aponta Paraná Pesquisas

Petrobras terá quarto presidente em menos de três anos; veja

O secretário Andrade substituirá Coelho — presidente com passagem mais curta da história da estatal  — e será o quarto presidente da Petrobras em menos de três anos. 

Segundo o estatuto da companhia, quem vai assumir o comando precisa fazer parte do conselho de administração da empresa. Por conta disso, Andrade terá que ser eleito como conselheiro para só depois, o colegiado votar em seu nome para a presidência. 

Advogados especializados em governança ouvidos pelo Estadão disseram que montar uma assembleia virtual envolve alguns fatores, além do custo, é necessária a presença dos executivos da empresa que poderiam estar tocando outros projetos de interesse da estatal. 

O especialista Renato Chaves, disse em entrevista ao Estadão, que o custo de R$ 1,3 milhão por assembleia foi a estimativa que ele recebeu da própria Petrobras. "Ficar trocando de presidente a toda hora não é brinquedo, custa muito". 

Afinal, qual a destinação do dinheiro? 

O custo vai para a contratação de uma empresa responsável por conectar os acionistas dentro e fora do país, além de gastos com cálculo de votos, cálculo de voto múltiplo e outras ações que acontecem dentro da reunião. 

Uma auditoria externa também é contratada para monitorar o processo e publicações, como edital de convocação e atas, contratação de advogados externos e mobilização dos empregados da companhia para o evento. 

*Com informações do Jornal O Estado de São Paulo 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.