MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Presidente Lula é internado para realização de cirurgia de longa duração

Lula deve ficar em repouso por várias semanas para recuperação do procedimento. Próximo compromisso está previsto para ser realizado em dezembro

Viagens presidenciais durante o período de quatro a seis semanas após a cirurgia estão suspensas
Viagens presidenciais durante o período de quatro a seis semanas após a cirurgia estão suspensas - Julia de Lannoy/TV Globo/Reprodução
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/09/2023, às 11h33 - Atualizado às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, localizado em Brasília, para um procedimento cirúrgico destinado a restaurar a articulação do quadril. Embora o horário exato da cirurgia não tenha sido divulgado, uma coletiva de imprensa com a equipe médica está programada para o final do dia.

O motivo para a cirurgia é a artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, uma condição caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações, provocando dores e, por vezes, limitações de movimento. Nos últimos meses, o presidente tem relatado sentir dores com maior frequência, mas permanece otimista quanto ao resultado do procedimento.

A cirurgia será realizada sob anestesia geral e deve durar várias horas. A expectativa é que o presidente permaneça internado no hospital até a próxima terça-feira, dia 3 de outubro. Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República durante esse período.

+++ Marco Temporal está nas mãos do Presidente Lula. Veja impactos aos indígenas

Viagens presidenciais durante o período de quatro a seis semanas após a cirurgia estão suspensas

Após receber alta hospitalar, o presidente retornará à residência oficial, o Palácio da Alvorada, onde conduzirá suas atividades administrativas ao longo de quatro semanas, durante o processo de recuperação completa da cirurgia. A assessoria da Presidência também esclareceu que não estão programadas viagens presidenciais durante o período de quatro a seis semanas após a cirurgia.

O próximo compromisso internacional do presidente Lula incluirá sua participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final de novembro, seguida de uma visita à Alemanha nos dias 4 e 5 de dezembro.

Conforme o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o quadril é uma articulação complexa formada por um conjunto de ossos, músculos e ligamentos que desempenham um papel fundamental na sustentação do peso do corpo e garantem um caminhar estável e harmônico.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.