MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Processo automático da prova de vida do INSS será iniciado ainda em janeiro

No momento, por causa da implementação do sistema, não haverá bloqueio de benefício. Entenda como vai funcionar o processo automático de prova de vida do INSS

Entenda como vai funcionar o processo automático da prova de vida do INSS
Entenda como vai funcionar o processo automático da prova de vida do INSS - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/01/2023, às 20h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta quarta-feira (11) que deve concluir os detalhes da regulamentação do processo automático da prova de vida do órgão ainda no mês de janeiro. O anúncio da nova modalidade foi feito pelo instituto no início do ano. Os beneficiários devem ter acesso a esse novo sistema até o fim do mês. 

Nesse sentido, a prova de vida não será mais de responsabilidade do beneficiário, mas do INSS. No momento, por causa da implementação do sistema, não haverá bloqueio de benefícios. Isso ocorre porque o novo método de verificação precisa de tempo para se tornar padrão. Quem precisar de prova de vida ainda pode receber benefícios nesse período. 

Em nota, o órgão disse que “a regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático”. 

+++ Novo formato do Bolsa Família será apresentado em fevereiro; veja as propostas

Entenda como vai funcionar o processo automático da prova de vida do INSS

Os dados coletados por meio da prova de vida confirmarão se o beneficiário realizou alguma ação registrada em bases de dados mantidas pelos órgãos públicos federais. Vários documentos servem como prova de vida. Isso inclui pedidos de passaporte, comprovantes de votação, visitas ao SUS e registros de vacinação. 

A prova de vida no sistema automático é preferível aos métodos tradicionais. Quando não for possível fornecer automaticamente este comprovante, os beneficiários serão notificados para fazê-lo, preferencialmente, de forma eletrônica. 

Embora não seja mais obrigatório, quem preferir pode fazer a prova de vida, indo a uma agência bancária ou utilizando o Meu INSS como nos anos anteriores. É importante ressaltar que o beneficiário não precisa e não deve procurar uma agência do INSS para fazer a prova de vida.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.