INSS não entra em contato com os aposentados para solicitar dados ou senhas. Veja como bloquear a contratação de empréstimos consignados pelo app Meu INSS
O Procon de Maceió emitiu um alerta aos aposentados e pensionistas do INSS para ficarem atentos aos golpes bancários, especialmente em relação a empréstimos consignados e cartões de crédito. Conforme o órgão, cresce o número de pessoas que são vítimas de fraudes, e geralmente, os empréstimos são realizados sem a autorização do segurado.
O diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, afirma que os golpistas conseguem os dados dos segurados do INSS e utilizam as informações para contratar empréstimos consignados sem autorização da vítima, e o dinheiro do empréstimo vai direto para a quadrilha.
Para evitar tais situações, o Procon recomenda que os aposentados e pensionistas verifiquem o demonstrativo de pagamento para ter acesso a todas as cobranças realizadas na conta.
+++ Estado de SP tem o maior número de beneficiários do Bolsa Família. Veja ranking
LEIA TAMBÉM
Em caso de identificação de erro ou cobrança indevida, é preciso comparecer a um posto de atendimento do Procon na cidade que reside para registrar a denúncia. Outra recomendação é bloquear o benefício para o empréstimo consignado pelo aplicativo MEU INSS.
O INSS não entra em contato com os aposentados e pensionistas solicitando dados, senhas ou oferecendo empréstimos. Não é preciso fornecer informações a terceiros via WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas.
No aplicativo ou site Meu INSS, há uma opção para o beneficiário bloquear a contratação de empréstimos consignados. Veja o passo a passo.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.