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Procon alerta aposentados do INSS sobre golpes com empréstimos consignados e cartões de crédito

INSS não entra em contato com os aposentados para solicitar dados ou senhas. Veja como bloquear a contratação de empréstimos consignados pelo app Meu INSS

INSS não entra em contato com os aposentados para solicitar dados ou senhas
INSS não entra em contato com os aposentados para solicitar dados ou senhas - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/04/2023, às 19h38

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O Procon de Maceió emitiu um alerta aos aposentados e pensionistas do INSS para ficarem atentos aos golpes bancários, especialmente em relação a empréstimos consignados e cartões de crédito. Conforme o órgão, cresce o número de pessoas que são vítimas de fraudes, e geralmente, os empréstimos são realizados sem a autorização do segurado.

O diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, afirma que os golpistas conseguem os dados dos segurados do INSS e utilizam as informações para contratar empréstimos consignados sem autorização da vítima, e o dinheiro do empréstimo vai direto para a quadrilha.

Para evitar tais situações, o Procon recomenda que os aposentados e pensionistas verifiquem o demonstrativo de pagamento para ter acesso a todas as cobranças realizadas na conta.

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INSS não entra em contato com os aposentados para solicitar dados ou senhas

Em caso de identificação de erro ou cobrança indevida, é preciso comparecer a um posto de atendimento do Procon na cidade que reside para registrar a denúncia. Outra recomendação é bloquear o benefício para o empréstimo consignado pelo aplicativo MEU INSS.

O INSS não entra em contato com os aposentados e pensionistas solicitando dados, senhas ou oferecendo empréstimos. Não é preciso fornecer informações a terceiros via WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas.

No aplicativo ou site Meu INSS, há uma opção para o beneficiário bloquear a contratação de empréstimos consignados. Veja o passo a passo.

  • Acesse o aplicativo Meu INSS
  • Faça login com CPF e senha
  • Na tela inicial, clique em “Ver mais”, embaixo do menu “Outros serviços”
  • Selecione a opção “Empréstimo (bloqueio/desbloqueio)”
  • Clique em “Avançar” e, na tela seguinte, novamente em “Avançar”
  • Informe seus dados pessoais e previdenciários
  • Na opção 2 (onde se lê “Marque a seguir a opção que deseja”), clique em “Bloqueio para empréstimo”
  • Ao término do processo, toque em “Avançar”.

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