Os cortes nobres para o churrasco apresentaram uma queda mais acentuada em comparação com outros cortes de carne
Um dos grandes memes durante as eleições presidenciais foi a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de facilitar a vida dos brasileiros para que eles possam curtir o seu churrasco em paz e comer Picanha. Curiosamente, os preços das carnes ficaram mais baratas no início do ano.
Pelo menos é o que revela a pesquisa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que ficou em 0,84% em fevereiro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
+Loterias quase R$ 60 milhões em prêmios acumulado com destaque para +Milionária e Mega-Sena
Embora as carnes em geral tenham ficado 1,22% mais baratas, foram os cortes nobres como picanha (-2,63%), alcatra (-2,50%), filé-mignon (-1,77%) e costela (-2,28%) que tiveram a maior queda de preço no mês passado.
LEIA TAMBÉM
De acordo com Pedro Kislanov, gerente da pesquisa, já houve uma diminuição nos preços das carnes em janeiro, que foi ainda mais significativa e abrangente em fevereiro. Isso pode ser atribuído ao aumento do volume de oferta resultante da interrupção das exportações de carne para a China após a detecção de um caso de "vaca louca" no final do mês passado.
“O mercado de carnes tem tido uma maior oferta tanto de carne bovina quanto de frango. Isso teve um efeito mais forte no frango nos meses anteriores e agora teve um efeito maior nas carnes”, explicou Kislanov para o G1.
+Proposta de 9% de reajuste salarial é apresentada pelo governo aos servidores públicos
Nos últimos anos, o preço do produto tornou-se proibitivo. Em 2021, o contrafilé chegou a ter um aumento de 30,9%, enquanto a picanha teve um aumento de 17,36%.
Os acompanhamentos também ficaram mais em conta. O preço da batata reduziu 11,57% e o tomate teve queda de 9,81%. Os preços de legumes, tubérculos e raízes caíram 8,08%.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.