MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Promessa de campanha? Carnes para churrasco ficam mais baratas em 2023, inclusive a Picanha

Os cortes nobres para o churrasco apresentaram uma queda mais acentuada em comparação com outros cortes de carne

Churrasco
Churrasco - Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/03/2023, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um dos grandes memes durante as eleições presidenciais foi a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de facilitar a vida dos brasileiros para que eles possam curtir o seu churrasco em paz e comer Picanha. Curiosamente, os preços das carnes ficaram mais baratas no início do ano. 

Pelo menos é o que revela a pesquisa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que ficou em 0,84% em fevereiro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+Loterias quase R$ 60 milhões em prêmios acumulado com destaque para +Milionária e Mega-Sena

Embora as carnes em geral tenham ficado 1,22% mais baratas, foram os cortes nobres como picanha (-2,63%), alcatra (-2,50%), filé-mignon (-1,77%) e costela (-2,28%) que tiveram a maior queda de preço no mês passado.

De acordo com Pedro Kislanov, gerente da pesquisa, já houve uma diminuição nos preços das carnes em janeiro, que foi ainda mais significativa e abrangente em fevereiro. Isso pode ser atribuído ao aumento do volume de oferta resultante da interrupção das exportações de carne para a China após a detecção de um caso de "vaca louca" no final do mês passado.

O mercado de carnes tem tido uma maior oferta tanto de carne bovina quanto de frango. Isso teve um efeito mais forte no frango nos meses anteriores e agora teve um efeito maior nas carnes”, explicou Kislanov para o G1.

+Proposta de 9% de reajuste salarial é apresentada pelo governo aos servidores públicos

Nos últimos anos, o preço do produto tornou-se proibitivo. Em 2021, o contrafilé chegou a ter um aumento de 30,9%, enquanto a picanha teve um aumento de 17,36%.

Os acompanhamentos também ficaram mais em conta. O preço da batata reduziu 11,57% e o tomate teve queda de 9,81%. Os preços de legumes, tubérculos e raízes caíram 8,08%.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.