MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Proposta quer reduzir idade para trabalhar como motoboy ou mototaxi

A proposta também retira a atual exigência para quem pretende exercer atividade remunerada como mototaxista e motoboy. Veja mais fetalhes

Veja como funciona o curso para se tornar mototaxi ou motoboy
Veja como funciona o curso para se tornar mototaxi ou motoboy - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/08/2022, às 20h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Na situação econômica que os brasileiros se encontram, muitos jovens gostariam de ajudar a família trabalhando como mototaxi. Mesmo que exista o desejo, a lei impede o exercício da profissão para aqueles que sejam menores de 21 anos. E ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é preciso seguir algumas orientações do Detran para receber certificado de mototáxi profissional.

Nesse cenário, a Lei 1821/22 pretende reduzir de 21 para 18 a idade mínima para motociclistas profissionais no transporte de passageiros e mercadorias. O texto em análise na Câmara dos Deputados modifica a Lei do Mototáxi e Motoboy. Além disso, a proposta retira a atual exigência para quem pretende exercer atividade remunerada como mototaxista e motoboy de possuir carteira de habilitação de, no mínimo, dois anos. Os requisitos de aprovação para cursos especializados permanecerão os mesmos.

O autor da proposta, deputado Charlles Evangelista (PP-MG) disse que “a ideia é dar oportunidade de trabalho aos jovens a partir dos 18 anos que estão desempregados, alocando-os na classe dos transportadores de passageiros e mercadorias”.

+++Motoristas profissionais podem ganhar 15% adicional no salário. Entenda a proposta

Como funciona o curso para se tornar mototaxi e motoboy?

As aulas de mototaxi e motoboy são bem rápidas e podem ser feitas em poucas semanas. Em geral, costuma ser dividido em três etapas: Inscrição para autoescola e exames psicotécnicos em clínicas especializadas.

A primeira coisa que deve fazer é ir a uma Autoescola e conferir se há uma indicação de clínicas especializadas perto de sua casa ou trabalho. Ao longo da formação, geralmente são lecionadas 30 horas/aula de preparação teórica, que deverá ser feita com rigor pelos alunos. O objetivo é formar profissional para lidar com trânsito.

Após a conclusão de todo o processo, os alunos tornam-se motociclistas profissionais ou mototaxi, motoboy, aptos a trabalhar no transporte e ter vínculo empregatício.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.