MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Prouni 2023: ÚLTIMO DIA para entregar documentação

Candidatos selecionados na segunda chamada do Prouni 2023 para cursar graduação em instituição privada têm até hoje para entregar documentação

Estudantes
Estudantes - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/08/2023, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quinta-feira (3) é o último dia para os selecionados na segunda chamada do Prouni 2023 (Programa Universidade Para Todos) entregarem a documentação para o segundo semestre. 

Nesta etapa, os candidatos que concorrem às bolsas integrais e parciais de estudo em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior devem apresentar os documentos que comprovam as informações fornecidas durante a inscrição.

Os candidatos pré-aprovados têm duas opções para entregar a documentação necessária: por meio eletrônico no Portal de Acesso Único do Ministério da Educação (MEC) ou diretamente na instituição de ensino superior em que foram selecionados. O link para o Portal de Acesso Único é https://acessounico.mec.gov.br/.

+ ÚLTIMOS DIAS para comprovação de documentos do Prouni 2023

Veja documentação necessária 

A documentação a ser apresentada inclui a comprovação da formação no ensino médio, a comprovação de deficiência (quando aplicável) e a comprovação de formação para o magistério da educação básica, de acordo com cada caso previsto no edital deste ano.

Além disso, é essencial apresentar documentos que comprovem a renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, que atualmente corresponde a R$ 1.980, para aqueles que estão concorrendo às bolsas integrais. Para as bolsas parciais, a renda mensal comprovada deve ser de até três salários mínimos por pessoa, o que atualmente equivale a R$ 3.960.

Conheça as exigências 

A segunda chamada do Prouni oferece uma nova oportunidade para os estudantes classificados, com base nas suas opções de curso, instituição e notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de cumprir os requisitos exigidos pelo programa.

Aqueles que não conseguirem cumprir os prazos estabelecidos perderão o direito à bolsa, que será destinada aos candidatos classificados na lista de espera. A divulgação da lista de espera e os prazos para esse grupo devem ocorrer no dia 18 de agosto.

Para o segundo semestre de 2023, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 276.566 bolsas, sendo 215.530 bolsas integrais e 61.036 bolsas parciais, que correspondem a 50% do valor da mensalidade, para cursos de graduação ou sequenciais de formação específica. Essas oportunidades buscam incentivar o acesso ao ensino superior para mais estudantes.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.