Saiba qual é a composição da gasolina no Brasil, para entender a influência de preços nas bombas de postos de combustíveis
No Brasil, os combustíveis frequentemente utilizados pelos brasileiros são o etanol, derivado da cana de açúcar, o diesel (derivado do petróleo de baixa qualidade) e a gasolina, também derivada do petróleo, um combustível fóssil obtido através da extração de rochas sedimentares.
A gasolina é composta, principalmente, de hidrocarbonetos, que são moléculas formadas por hidrogênio e carbono. A gasolina é produzida a partir do refinamento do petróleo bruto, onde é submetido a processos químicos para separar os componentes desejados, como a gasolina, o óleo diesel, o gás natural entre outros produtos derivados do combustível fóssil, um dos maiores poluentes no mundo.
A gasolina comercializada no Brasil é composta principalmente por etanol (em média de até 27%) e gasolina (em média de até 73%). Ela também pode conter outros componentes, como aditivos para melhorar as suas propriedades e reduzir a emissão de poluentes. O teor de etanol na gasolina pode variar de acordo com a região do país e a época do ano, pois a legislação de cada Estado muda e permite a maior diluição de etanol na composição, o que prejudica sensivelmente a autonomia dos carros a gasolina, aumentando o consumo de combustível.
Existem vários fatores que afetam o preço da gasolina e do etanol, mas algumas das principais razões pelas quais a gasolina pode ser mais cara que o etanol incluem:
LEIA TAMBÉM
Além disso, a gasolina sofre forte influência do câmbio do dólar e do preço do barril do petróleo, pois a maior parte do petróleo importado é utilizado para a produção do combustível.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.