MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Qual a composição EXATA da gasolina no Brasil? Veja

Saiba qual é a composição da gasolina no Brasil, para entender a influência de preços nas bombas de postos de combustíveis

Composição da gasolina no Brasil
Composição da gasolina no Brasil - Divulgação JC Concursos
José Ricardo Lima de Oliveira

José Ricardo Lima de Oliveira

jrloliveira@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/01/2023, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No Brasil, os combustíveis frequentemente utilizados pelos brasileiros são o etanol, derivado da cana de açúcar, o diesel (derivado do petróleo de baixa qualidade) e a gasolina, também derivada do petróleo, um combustível fóssil obtido através da extração de rochas sedimentares.

A gasolina é composta, principalmente, de hidrocarbonetos, que são moléculas formadas por hidrogênio e carbono. A gasolina é produzida a partir do refinamento do petróleo bruto, onde é submetido a processos químicos para separar os componentes desejados, como a gasolina, o óleo diesel, o gás natural entre outros produtos derivados do combustível fóssil, um dos maiores poluentes no mundo.

A gasolina comercializada no Brasil é composta principalmente por etanol (em média de até 27%) e gasolina (em média de até 73%). Ela também pode conter outros componentes, como aditivos para melhorar as suas propriedades e reduzir a emissão de poluentes. O teor de etanol na gasolina pode variar de acordo com a região do país e a época do ano, pois a legislação de cada Estado muda e permite a maior diluição de etanol na composição, o que prejudica sensivelmente a autonomia dos carros a gasolina, aumentando o consumo de combustível.

Porque a gasolina é mais cara que o etanol?  

Existem vários fatores que afetam o preço da gasolina e do etanol, mas algumas das principais razões pelas quais a gasolina pode ser mais cara que o etanol incluem:

  • Oferta e demanda: A demanda por gasolina é geralmente mais alta do que a demanda por etanol, o que pode levar a preços mais altos para a gasolina.
  • Custos de produção: A produção de gasolina é geralmente mais cara do que a produção de etanol, devido aos processos químicos complexos e aos equipamentos especializados necessários.
  • Impostos: Os impostos sobre a gasolina são geralmente mais altos do que os impostos sobre o etanol, o que também pode contribuir para preços mais altos para a gasolina.
  • Desenvolvimento tecnológico: A tecnologia de produção de etanol está em constante evolução e com isso o seu custo de produção está caindo, ainda que não esteja tão competitivo como a gasolina, mas está cada vez mais próximo.
  • Distribuição: O etanol é produzido principalmente no Brasil, enquanto a gasolina é produzida em vários países, e a distribuição é menos complexa e tem menos custos, essa diferença também contribui para preço menor do etanol.

Além disso, a gasolina sofre forte influência do câmbio do dólar e do preço do barril do petróleo, pois a maior parte do petróleo importado é utilizado para a produção do combustível.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.