MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Quase 2 milhões conseguiram vaga de emprego em junho; Veja setor que mais contratou

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2023, o país atingiu a marca de 11.908.777 admissões, levando em conta apenas as vagas de empregos formais

Carteira de trabalho em cima de várias notas de cem reais
Carteira de trabalho em cima de várias notas de cem reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/07/2023, às 19h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Brasil apresentou um significativo saldo positivo de empregos com carteira assinada em junho deste ano, de acordo com os dados divulgados hoje (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Cerca de 2 milhões de pessoas conseguiram vagas de emprego formal no mês passado.

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2023, o país atingiu a marca de 1.023.540 empregos gerados, resultado de 11.908.777 admissões e 10.885.237 desligamentos. Em junho, 1.914.130 admissões foram registradas, enquanto houve 1.756.932 desligamentos, resultando em um saldo de 157.198 novas vagas preenchidas.

+Usa cartão de crédito? NÃO FAÇA ISTO ou pagará juros superiores a 400%

Setor de Serviços lidera contratações

Entre os setores econômicos do país, o segmento de serviços foi o que mais se destacou na geração de vagas de empregos formais em junho. Este setor registrou um saldo positivo de 76.420 postos de trabalho. Em seguida, a agropecuária mostrou sua força, sendo o segundo maior gerador de empregos no mês, com 27.159 novas vagas criadas.

A construção civil veio logo depois, com a abertura de 20.953 postos, principalmente impulsionada por obras de infraestrutura. O comércio também apresentou um bom desempenho, com um saldo de 20.554 novos postos de trabalho, seguido pela indústria, com a criação de 12.117 empregos formais.

+Pagamento do Lucro do FGTS será antecipado em um mês: veja quando vai cair na conta

Governo e a retomada da economia

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância dos números positivos do Caged como parte das ações do governo para a retomada do crescimento econômico e o aumento da geração de empregos no país. Ele afirmou que o governo tem se empenhado em promover oportunidades de trabalho, com foco na qualidade das vagas geradas.

No entanto, o ministro ressaltou que ainda há desafios a serem enfrentados para impulsionar ainda mais a criação de empregos. Entre eles, o destaque para a taxa de juros praticada no país, que ele classificou como "inadequação esquizofrênica do comportamento dos juros no Brasil". Marinho afirmou que, caso essa questão fosse resolvida, o país poderia ter alcançado a marca de 200 mil novos empregos formais somente em junho.

Carteira de trabalho online: passo a passo

Quem está em busca de vaga de emprego formal precisa ter a carteira de trabalho. Emitir o documento online é fácil e pode ser feito em poucos minutos do próprio celular, desde que seja um smartphone. Basta criar uma conta no Portal GOV.br e baixar o aplicativo da CTPS Digital, disponível para sistema operacional Android ou iOS. Não há a necessidade de anexar documentação, pois a carteira é gerada automaticamente para todos que têm CPF ativo. Veja abaixo o passo a passo:

  • No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
  • Depois clique em solicitar;
  • Por último, quero me cadastrar;
  • É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
  • Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
  • Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
  • O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
  • O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital;
  • Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.

Apesar de substituir a versão de papel, quem tem a carteira física deve guardar o documento porque ela pode ser usada para anotações do contrato em andamento. Empregos novos, porém, podem ser iniciados com a carteira de trabalho online.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.