MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Quer estudar na USP? Não perca o prazo para inscrição no Vestibular Fuvest

Ao todo, são oferecidas 8.147 vagas em uma variedade de cursos distribuídos em sete campi. Saiba como se inscrever no Vestibular Fuvest par estudar na USP (Universidade de São Paulo)

Universidade de São Paulo (USP) vista do alto
Universidade de São Paulo (USP) vista do alto - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/10/2023, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem almeja estudar na USP (Universidade de São Paulo) no próximo ano tem uma última chance: o prazo para inscrição para o Vestibular Fuvest está chegando ao fim. Ao todo, são oferecidas 8.147 vagas em uma variedade de cursos distribuídos em sete campi, incluindo opções na capital e no interior do estado.

Para esclarecer dúvidas dos vestibulandos, o diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, e o supervisor acadêmico Fabio Rodrigues realizaram uma live no dia 3 de outubro, cujo vídeo está disponível aqui.

A primeira fase da prova está marcada para o dia 19 de novembro, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023. As provas de competência específica serão realizadas entre 11 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

+Veja quanto você vai receber do Pis/Pasep 2024; Saiba como calcular

Saiba como se inscrever

Após ser prorrogado, o prazo final para inscrição no Vestibular Fuvest encerra às 12h desta terça-feira, 10 de outubro. Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página oficial aqui e, em seguida, gerar um boleto no valor de R$ 191 para o pagamento da taxa de participação.

Aqueles que já realizaram o cadastro no sistema de inscrição também têm a oportunidade de aproveitar esse prazo extra para ajustar suas escolhas de curso e gerar o boleto de pagamento da taxa.

Guias para o vestibulando

A Fuvest também disponibilizou quatro guias temáticos que compõem o novo Manual do Candidato, com o objetivo de auxiliar os vestibulandos em todas as etapas do processo seletivo, desde a inscrição até a matrícula. Esses guias estão disponíveis para download gratuito no formato PDF ns links a seguir. São eles:

+Oportunidade: Inscrições abertas para curso gratuito de Ciência e Tecnologia na Ilum

Vagas oferecidas

Além da Fuvest, a USP oferecerá duas outras formas de ingresso para novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reserva 50% das vagas de cada curso e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

No total, a USP está disponibilizando 11.147 vagas. No vestibular da Fuvest, das 8.147 vagas oferecidas, 4.888 serão destinadas à modalidade Ampla Concorrência, 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP) e 1.206 para estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas (EP/PPI).

Para a seleção pelo Enem USP, estão sendo destinadas 1.500 vagas, das quais 685 serão para Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

O Provão Paulista é uma avaliação seriada que será aplicada pela Secretaria Estadual da Educação aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.