MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Quer fazer parte do Enem 2023? Inscreva-se para ser certificador no Inep

Inep busca certificadores para o Enem 2023, iscreva-se agora e faça parte dessa equipe. Os convocados para o processo seletivo participarão de um curso de capacitação

Número de vagas disponíveis determinará a quantidade de certificadores
Número de vagas disponíveis determinará a quantidade de certificadores - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/07/2023, às 22h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início ao processo seletivo para a composição da Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados têm até o dia 24 de julho para se inscreverem por meio do Sistema RNC, conforme divulgado no Edital nº 43 publicado no Diário Oficial da União.

Podem candidatar-se a servidores públicos do Executivo federal e professores das redes públicas estaduais e municipais, desde que estejam em exercício da docência em 2023. Além disso, é necessário ter formação mínima no ensino médio e não ser parente de até terceiro grau de candidatos inscritos no exame.

Durante a inscrição, é possível escolher até três cidades ou sub-regiões para atuação.

+++ ANS inclui dois medicamentos contra câncer no rol de cobertura dos planos de saúde

Número de vagas disponíveis determinará a quantidade de certificadores no Enem 2023

Os convocados para o processo seletivo participarão de um curso de capacitação, que será realizado na modalidade a distância, por meio de uma plataforma virtual disponibilizada pelo Inep. A realização do curso é obrigatória para os inscritos com a confirmação de inscrição. O número de vagas disponíveis determinará a quantidade de participantes que poderão realizar a capacitação.

Os certificadores da RNC terão a responsabilidade de certificar, presencialmente, os procedimentos corretos de aplicação durante os dias de prova do Enem 2023. Além disso, serão encarregados de registrar as informações da aplicação em um sistema eletrônico específico e comunicar ao Inep eventuais ocorrências identificadas.

A participação na RNC é uma oportunidade para contribuir com a realização do Enem e garantir a lisura e a efetividade do processo de avaliação. Os certificadores desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade e na transparência do exame, fortalecendo a credibilidade da prova como meio de acesso ao ensino superior.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.