Os brasileiros têm até 4 de maio para regularizar o título; Eleições 2022 decide presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 23/04/2022, às 15h59
Os brasileiros precisam ficar atentos ao prazo para a regularização do título de eleitor que está no fim. Quem deseja votar nas eleições 2022, que acontecem no dia 2 de outubro, têm até o dia 4 de maio para resolver pendências com a Justiça Eleitoral.
Segundo o calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cadastro eleitoral termina 150 dias antes do pleito. Depois desse período, não é possível realizar nenhuma alteração no documento, apenas é liberada a emissão da segunda via.
O voto no Brasil é obrigatório para todos os cidadãos alfabetizados com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo apenas para as idades entre 16 e 18 anos, além das pessoas com mais de 70 anos e os analfabetos.
No caso das eleições 2022, o dia 2 de outubro é o momento em que os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Fica para o dia 30 de outubro o segundo turno para os cargos de presidente e governador.
LEIA TAMBÉM
Com o prazo de regularização perto do fim, o cidadão tem até 4 de maio para solicitar a emissão da primeira via do título, regularizar transferência ou atualizar os dados do cadastro eleitoral.
Mas antes de tentar regularizar a situação, é necessário checar se há débitos a serem quitados com a Justiça Eleitoral, no caso daqueles que já possuem o título de eleitor.
Por conta do distanciamento social e a preservação da saúde dos eleitores e servidores — ainda estamos vivendo a pandemia da Covid-19, a Justiça eleitoral ampliou o serviço do Título Net e agora o usuário pode solicitar a primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais.
No caso daqueles que irão solicitar o título pela primeira vez, é necessário acessar o Título Net. Logo após, escolha o estado em que você mora e clique em avançar. A lista de documentos necessários para concluir a solicitação vai aparecer na tela.
Na aba ‘Título de Eleitor’, em caso de primeira via, selecione a opção ‘Não tenho’ e prossiga o atendimento. Após o envio dos dados, toda a documentação será analisada pela justiça eleitoral. Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o mesmo site. Para realizar todo o procedimento de maneira 100% digital, o cidadão precisa acessar o sistema aqui! Preparar toda a documentação que será anexada ao requerimento, veja lista:
No caso das imagens, elas não podem ultrapassar o tamanho máximo de 10MB, sendo permitido os formatos: PNG, PDF e JPG.
Ao avançar no procedimento, inicialmente selecionando o domicílio eleitoral, no campo “Título de Eleitor”, basta informar a opção “NÃO TENHO”, no caso daqueles que não possuem o título de eleitor. No formulário, você deve informar ao menos um telefone para contato, o requerimento será concluído após a análise das informações prestadas. Você pode acompanhar o seu requerimento aqui!
Para os eleitores que precisam mudar o domicílio eleitoral ou realizar mudança no cadastro eleitoral, eles precisam conferir a situação eleitoral no site da Justiça Eleitoral. Logo após, é só seguir os mesmos passos descritos acima para quem vai solicitar o título de eleitor pela primeira vez.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.