Protagonista do reinado mais longo do Reino Unido, a rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira, 8 de setembro de 2022. Confira quem será o próximo rei britânico
Protagonista do reinado mais longo do Reino Unido, a rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira, 8 de setembro de 2022. Ela estava no Casteo de Balmoral, na Escócia, local onde costumava passar férias. A informação foi publicada no perfil oficial do Twitter da família real, conforme post abaixo.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", anuncia o comunicado divulgado na rede social.
Elizabeth se tornou chefe do Estado do Reino Unido em 1953, aos 26 anos, após a morte prematura do seu pai, o Rei George VI. Ele faleceu no ano anterior devido a uma trombose coronariana provocada por um câncer de pulmão.
O funeral deve ocorrer 10 dias após a morte da rainha, conforme plano elaborado para o momento, conhecido como “Ponte de Londres”. O corpo da monarca será enterrado no Castelo de Windsor, na Capela Memorial do Rei George VI, ao lado dos seus familiares sepultados no mesmo local.
LEIA TAMBÉM
Segundo informações da família real, Elizabeth II se envolveu, como patrona real ou presidente, com mais de 600 obras de caridade, associações militares, corporações profissionais e organizações de serviço público. Além de servir como rainha do Reino Unido, foi chefe de Estado de outras nações independentes:
+Quando começa o pagamento do Auxílio Brasil em setembro? Confira calendário completo
Elizabeth II morre após pouco mais de um ano da data de falecimento do seu marido, o príncipe Philip. Ele morreu em 9 de abril de 2021 em decorrência da "idade avançada", conforme o médico atestou na certidão de óbito.
A rainha vinha apresentando quadro de saúde delicado. Em outubro de 2021, ela foi hospitalizada para a realização de exames médicos, mas não foi dado detalhes sobre a situação na época. A partir disso, por recomendação médica, reduziu a agenda de compromissos.
Também passou a ter dificuldade para caminhar, precisando do auxílio de uma bengala. Em fevereiro, contraiu Covid-19, o que a deixou "muito cansada e exausta", conforme a própria monarca contou meses depois do diagnóstico.
Na última quarta, precisou cancelar reunião virtual que estava agendada com ministros seniores por necessitar de descanso. Um dia antes, nomeou a nova primeira-minitra do país, Liz Truss, na residência de férias, o que nunca havia acontecido. Todos os premiês anteriores foram nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.
+Veja a evolução do salário mínimo nos últimos 10 anos e valor previsto para 2023
Elizabeth II teve quatro filhos com o príncipe Philip, com quem manteve um relacionamento por 73 anos: Charles, Anne, Andrew e Edward. O primogênito será o novo rei do Reino Unido, assumindo o nome de Charles III, de acordo com publicação do jornal inglês The Guardian.
Enquanto a rainha foi a que ficou o maior tempo no trono, por mais de sete décadas, o príncipe Charles será o monarca mais velho a começar um reinado. Ele tem 73 anos de idade e já havia assumido parte das funções da mãe.
Por meio de nota, Charles disse que a morte de "uma estimada soberana e uma mãe muito amada" é um momento de grande tristeza para ele e toda a família real. "Sei que sua perda será sentida profundamente por todo o país, os reinos [dos quais ela também era monarca] e a Comunidade das Nações, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo".
Pela ordem, após o príncipe Charles, o próximo na linha de sucessão do trono britânico será o seu primeiro filho, o príncipe William. Depois de William vem o seu filho mais velho, o príncipe George.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.