MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Reajustes salariais ficam acima da inflação em fevereiro, indica estudo

A prévia da inflação do mês de março indica uma desaceleração da alta de preços, sobretudo em diversos produtos da área de alimentação

Reajustes salariais ficam acima da inflação em fevereiro, indica estudo
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/03/2023, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com o boletim Salariômetro divulgado nesta sexta-feira (24) em São Paulo pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em fevereiro deste ano, 80,4% dos reajustes salariais ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em comparação, no mesmo período do ano anterior (fevereiro de 2022), apenas 23,9% dos reajustes salariais ultrapassaram a inflação.

No segundo mês deste ano, houve negociações salariais em que o reajuste ficou igual à inflação em 10,6% dos casos. Em 8,9% dos acordos, os trabalhadores tiveram perdas reais no salário. O piso mediano, por sua vez, foi de R$ 1.391,00.

Os resultados preliminares da prévia de março sugerem que 88,5% dos reajustes salariais devem ficar acima do INPC. Até o momento em que o boletim foi fechado, foram tabulados 52 instrumentos. Vale ressaltar que a Fipe destaca que esses resultados preliminares estão sujeitos a flutuações amostrais e podem sofrer alterações.

+Prévia da inflação perde força em março; veja os produtos com maiores descontos

Metodologia da pesquisa feita pela Fipe

A Fipe utiliza o Mediador do Ministério da Economia para acompanhar as negociações coletivas. Os dados e informações disponíveis no sistema são coletados pela instituição, que os tabula e organiza em 40 resultados da negociação coletiva. Esses resultados são obtidos a partir de acordos e convenções registrados, e também são segmentados por atividade e setores econômicos.

+Bolsa Família: Caixa realiza mais um pagamento com novidades; confira

A prévia da inflação de março

Foi divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice de Preços aos Consumidores Amplo (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial. Em comparação com o mês anterior, houve uma desaceleração da inflação, com 0,69% em março e 0,76% em fevereiro.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registrou alta de 5,36%, abaixo dos 5,63% observados nos 12 meses anteriores. Em março de 2022, o IPCA-15 havia registrado variação de 0,95%.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil  no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.