MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Receita antecipa etapa importante para declaração do Imposto de Renda 2023

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começa no dia 15 de março e será recebida até o dia 31 de maio

Receita antecipa etapa importante para declaração do Imposto de Renda 2023
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/03/2023, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Antes mesmo do prazo oficial de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 começar, os contribuintes já têm a oportunidade de organizar suas contas com a Receita Federal. Com uma semana de antecedência em relação ao cronograma inicialmente previsto, o programa gerador da declaração referente ao ano-base 2022 será disponibilizado na próxima quinta-feira (9).

Inicialmente programada para o primeiro dia de entrega, em 15 de março, a disponibilização do programa gerador foi antecipada para quinta. Os contribuintes terão diversas opções para fazer o download, incluindo o site da Receita Federal, o Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC) e o aplicativo Meu Imposto de Renda, que pode ser acessado em tablets e celulares com os sistemas Android e iOS.

+Enem Digital é cancelado, mas provas físicas são mantidas; Veja datas

Apesar disso, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda não sofrerá alterações e permanece entre os dias 15 de março a 31 de maio. No entanto, com a disponibilização antecipada do programa gerador, os contribuintes terão a possibilidade de adiantar o preenchimento e salvar a declaração, antes de enviá-la à Receita.

De acordo com a autarquia, a antecipação da disponibilização do programa gerador da declaração também contribuirá para prevenir congestionamentos que frequentemente ocorrem no primeiro dia de entrega, quando todos os contribuintes tentam baixar o programa simultaneamente.

A antecipação do PGD [programa gerador da declaração] ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos”, explicou o Fisco no comunicado.

+Último dia para se inscrever na chamada regular do Sisu 2023

Conforme informado pela Receita, o envio da declaração pré-preenchida permanecerá agendado para a data original, ou seja, 15 de março. A Receita explicou que somente nessa data será possível consolidar as informações das declarações de rendimentos enviadas no final de fevereiro por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde e compará-las com a base de dados do órgão.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.