MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Receita Federal divulga cronograma geral das PRÓXIMAS DATAS da restituição do Imposto de Renda

3º lote da restituição do Imposto de Renda foi pago nesta segunda (31) para mais de 5 milhões de contribuintes. Veja cronograma geral das próximas datas

Celular aberto com o site da Receita Federal
Celular aberto com o site da Receita Federal - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/07/2023, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal divulgou, nesta segunda-feira (31) cronograma geral das próximas datas da restituição do Imposto de Renda. Hoje, foi pago o terceiro lote para 5.632.036 contribuintes, o que resultou no crédito bancário no valor de R$ 7,5 bilhões. 

Neste lote, a primeira foi para 16.536 idosos acima de 80 anos, 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.740 pessoas com deficiência ou doença grave e 30.700 professores. 

Além disso, segundo a Receita, 3.879.049 contribuintes sem prioridade legal também receberam por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. E ainda foram contemplados 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração ao Fisco até o dia 23/03/2023. (Veja abaixo).

+ Novas regras para importação entram em vigor. Saiba como identificar e veja limites de preços sem taxas

Saiba como consultar 

Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Calendário da Restituição 2023

O calendário de restituição iniciou no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo: 

  • 1º lote - 31 de maio - já pago;
  • 2º lote - 30 de junho - já pago;
  • 3º lote - 31 de julho;
  • 4º lote - 31 de agosto;
  • 5º lote - 29 de setembro.

Não recebeu?

Se o reembolso não caiu na sua conta, é necessário investigar o que aconteceu. Caso o motivo foi a malha fina, é possível acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) para verificar as pendências, enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes residuais destinados àqueles que resolveram a situação com o órgão fiscalizador.

No entanto, se foi constatado que enviou as informações corretas, será necessário comprovar os dados inseridos na declaração. Aguarde a notificação da Receita Federal, que indicará quais documentos devem ser apresentados e o prazo para fazê-lo. O Processo Digital para a Malha Fiscal pode ser iniciado através do site do e-CAC, acessando a seção "Onde encontro" e, em seguida, "Malha Fiscal - Atendimento".

Se alguém não caiu na malha fina, mas deixou de receber a restituição porque a conta bancária informada durante a declaração foi desativada ou estava incorreta, por exemplo, é possível resgatar o valor diretamente com o Banco do Brasil. Nesse caso, é necessário reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida através do Portal BB.

Além disso, existe a opção de entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O crédito estará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.