Contribuintes podem verificar se serão contemplados, totalizando 5,7 milhões de beneficiários e um valor global de R$ 8,5 bilhões. Este lote também abrange restituições residuais
Nesta sexta-feira (21), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2024. A partir das 10h, os contribuintes puderam verificar se serão contemplados, totalizando 5,7 milhões de beneficiários e um valor global de R$ 8,5 bilhões. Este lote também abrange restituições residuais de exercícios anteriores.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Os pagamentos, que iniciarão em 28 de junho, incluem um grupo prioritário de contribuintes. No Rio Grande do Sul, 252.738 pessoas foram priorizadas devido ao estado de calamidade no estado.
Entre os beneficiados, estão 140.360 idosos acima de 80 anos, 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos, 66.287 portadores de deficiência ou doença grave, 459.444 professores e 3.812.767 pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX.
LEIA TAMBÉM
A Receita informou que as restituições serão pagas em cinco lotes, com o primeiro já realizado em 31 de maio. As próximas datas de pagamento são: 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.
Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, selecionar "Meu Imposto de Renda" e seguir para "Consultar a Restituição". É possível obter uma visão detalhada da declaração através do e-CAC. Caso haja pendências, é possível corrigi-las diretamente no sistema.
Além do site, a Receita Federal oferece um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo consultas sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.