O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a aprovação da Reforma Tributária no Senado, apesar de não dar nota 10 ao texto final. Veja o que a reforma muda
A aguardada Reforma Tributária, em discussão no Brasil há três décadas e fundamental na agenda econômica do governo de Lula, avançou significativamente nesta quarta-feira (8). Com 53 votos a favor e 24 contrários, sem abstenções, o Plenário do Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 em dois turnos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu nota 7,5 ao texto, que agora retorna para a Câmara dos Deputados, visto que foi modificado no Senado. Apesar do prazo apertado e da necessidade de uma nova votação na Câmara, Haddad expressou otimismo, mencionando a viabilidade de promulgar a reforma ainda este ano.
"Agora, a discussão é muito mais fácil de ser feita. É incorporar ou não [novos pontos] e poder promulgar. Acredito que seja possível a promulgação da reforma tributária ainda este ano, apesar da volta para a Câmara", afirmou o ministro.
Apesar da nota 7,5, Haddad agradeceu aos senadores. “Não é nota 10, mas vai trazer investimentos para o Brasil e aumentar nossas exportações”, disse. O ministro elogiou o dispositivo incluído pelo Senado que permitirá a revisão de regimes especiais a cada cinco anos. Segundo ele, a revisão periódica poderá fazer a reforma tributária chegar à nota 10.
LEIA TAMBÉM
Em sua rede social, o ministro ressaltou que a reforma tornará o sistema menos injusto: Veja:
A Reforma Tributária vai tornar nosso sistema menos injusto e mais convidativo aos investimentos internos e estrangeiros. Uma vitória para o país. pic.twitter.com/o9oywu1O4p
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) November 9, 2023
+Urgente: proposta debate se professores poderão acumular cargos públicos
Confira abaixo 10 das principais mudanças que a reforma propõe:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.