Você já ouviu falar em regulação da internet e das redes sociais? Não, não significa censurar e o governo Lula deve apresentar essa proposta nos 100 primeiros dias de mandato
Você já ouviu falar em regulação da internet e das redes sociais? Não, não significa censurar, podar, vetar ou controlar o que e como será dito, divulgado ou produzido, como acontecia na ditadura militar com o objetivo de consolidar o regime autoritário. O novo governo Lula deve apresentar um projeto para regulamentar a mídia nos 100 primeiros dias de mandato.
Regular significa definir regras que devem ser respeitadas visando o interesse público. O termo mais correto seria democratizar a mídia. Assim, seria possível ampliar a diversidade de opiniões, a pluralidade de ideais, fortalecer a democracia e, inclusive, combater a censura. No Brasil, a maioria da mídia está concentrada na mão de cinco famílias.
O ex-ministro das Comunicações que compõe a equipe de transição do governo Lula, Paulo Bernardo, afirmou ontem (28) jornalistas que pretendem aplicar o modelo que já existe na Europa. Os principais pontos a serem tratados são: combate à desinformação (fake news), questões tributárias e direitos e responsabilização. Segundo Bernardo, esse é um mercado econômico e por isso deve ser taxado.
"Vai estar no nosso relatório. A sugestão é para que o governo, nos primeiros cem dias, faça uma proposta, coloque em consulta pública e depois mande ao Congresso", disse. Segundo ele, os parlamentares não devem levar menos de seis meses para debater a proposta, após a população ser consultada sobre o tema.
LEIA TAMBÉM
+Se arrependeu de alguma compra na Black Friday? Veja quantos dias tem para desistir
Tabu aqui no Brasil, a regulação da mídia é comum em diversas partes do mundo, não só na Europa, modelo que servirá de inspiração para a proposta do novo governo Lula em 2023. Alguns dos países que já estabeleceram regras para a atuação da mídia foram:
+Copa do Mundo: saiba com qual time o Brasil pode jogar nas oitavas de final
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.