MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Relacionamento amoroso no trabalho: como lidar com essa situação?

Maior parte das pessoas que tiveram um romance no trabalho não revelaram para as lideranças da empresa. Discrição é fundamental para evitar comportamentos explícitos no trabalho

Discrição é fundamental para evitar comportamentos explícitos no trabalho
Discrição é fundamental para evitar comportamentos explícitos no trabalho - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/12/2023, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A maior parte do nosso dia é vivida no ambiente de trabalho, onde as interações frequentes com colegas muitas vezes ultrapassam os laços pessoais. Seja no escritório ou no home office, essa convivência estreita pode evoluir para relacionamentos afetivos.

Uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM) nos Estados Unidos revelou que aqueles que se envolvem romanticamente no trabalho se tornam mais dedicados à profissão, pelo menos no primeiro ano de relacionamento.

Apesar disso, o tema levanta questões sobre ética, privacidade e seu impacto no desenvolvimento profissional. O artigo 5 da Constituição Federal no Brasil estabelece que as empresas não podem obstruir relações interpessoais, mas comportamentos inadequados podem resultar em rescisão contratual.

Discrição é fundamental para evitar comportamentos explícitos no trabalho 

Especialistas aconselham profissionais envolvidos em romances no trabalho, enfatizando a importância de considerar as perspectivas realistas e como o relacionamento pode influenciar no ambiente profissional.

Outro estudo da SHRM aponta que a maioria das pessoas que têm romances no trabalho não revela isso para as lideranças da empresa, indicando uma falta de transparência. Situações como flertes, relações sexuais e até traições podem ocorrer, afetando o bem-estar da equipe.

A discrição é fundamental nesses casos, para evitar comportamentos explícitos no ambiente profissional. A definição de regras de conduta e a orientação da empresa sobre a importância da discrição ajudam a lidar com a situação delicada.

Embora algumas pessoas optem por evitar relacionamentos no trabalho, para outros, a busca por um amor verdadeiro é uma parte integral de uma vida satisfatória. O desafio é abordar essas relações com cuidado, respeito e estratégia, para que todos possam colher benefícios mútuos.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.