Valor será depositado nas contas bancárias informadas na declaração do Imposto de Renda. Veja como fazer a consulta dos lotes da restituição do IRPF
Nesta sexta-feira (30), a Receita Federaliniciou o pagamento das restituições referentes ao segundo lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. Cerca de cinco milhões de contribuintes que entregaram a declaração serão contemplados, incluindo também restituições residuais de anos anteriores.
O valor será depositado nas contas bancárias informadas na declaração do Imposto de Renda, ou na chave Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Caso o contribuinte não esteja na lista de restituição, ele pode verificar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver pendências, é possível corrigi-las por meio de uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
No total, serão pagos R$ 7,5 bilhões a 5.138.476 contribuintes, todos com prioridade no reembolso, de acordo com a Receita Federal. A maioria dos beneficiados, cerca de 3.490.513 contribuintes, informou a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizou a declaração pré-preenchida. Essa nova opção introduzida neste ano proporciona prioridade no recebimento da restituição.
+++ Sai ranking ATUALIZADO dos países mais seguros do mundo. Posição do Brasil preocupa
LEIA TAMBÉM
Os demais contribuintes têm prioridade legal, sendo 130.088 idosos acima de 80 anos, 978.397 entre 60 e 79 anos, 70.589 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 468.889 cuja principal fonte de renda é o magistério.
A consulta dos lotes pode ser realizada na página da Receita Federal na internet, acessando a opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicando em "Consultar a Restituição". Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.
Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Se o valor da restituição não for resgatado após um ano, o contribuinte deverá solicitar o resgate no Portal e-CAC. Ao acessar a página, ele deverá acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, selecionar a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.