MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Restituição do Imposto de Renda 2023 é pago HOJE! Veja quem tem direito

Valor será depositado nas contas bancárias informadas na declaração do Imposto de Renda. Veja como fazer a consulta dos lotes da restituição do IRPF

Veja como fazer a consulta dos lotes da restituição do Imposto de Renda
Veja como fazer a consulta dos lotes da restituição do Imposto de Renda - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/06/2023, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (30), a Receita Federaliniciou o pagamento das restituições referentes ao segundo lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. Cerca de cinco milhões de contribuintes que entregaram a declaração serão contemplados, incluindo também restituições residuais de anos anteriores.

O valor será depositado nas contas bancárias informadas na declaração do Imposto de Renda, ou na chave Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Caso o contribuinte não esteja na lista de restituição, ele pode verificar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver pendências, é possível corrigi-las por meio de uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

No total, serão pagos R$ 7,5 bilhões a 5.138.476 contribuintes, todos com prioridade no reembolso, de acordo com a Receita Federal. A maioria dos beneficiados, cerca de 3.490.513 contribuintes, informou a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizou a declaração pré-preenchida. Essa nova opção introduzida neste ano proporciona prioridade no recebimento da restituição.

+++ Sai ranking ATUALIZADO dos países mais seguros do mundo. Posição do Brasil preocupa

Veja como fazer a consulta dos lotes da restituição do Imposto de Renda 

Os demais contribuintes têm prioridade legal, sendo 130.088 idosos acima de 80 anos, 978.397 entre 60 e 79 anos, 70.589 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 468.889 cuja principal fonte de renda é o magistério.

A consulta dos lotes pode ser realizada na página da Receita Federal na internet, acessando a opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicando em "Consultar a Restituição". Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.

Se o valor da restituição não for resgatado após um ano, o contribuinte deverá solicitar o resgate no Portal e-CAC. Ao acessar a página, ele deverá acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, selecionar a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.