MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Restituição do IR 2022: cerca de 179 mil vão receber R$ 250 milhões em lote residual

A Receita Federal liberou consulta ao novo lote residual da restituição do IR (Imposto de Renda) 2022. Saiba quem vai embolsar o dinheiro

Notas de cem, cinquenta e vinte reais espalhadas
Notas de cem, cinquenta e vinte reais espalhadas - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/02/2023, às 18h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal liberou consulta ao novo lote residual da restituição do IR (Imposto de Renda) 2022. Ao todo, 179 mil contribuintes vão receber R$ 250 milhões. O pagamento será feito no dia 28 de fevereiro, mas já é possível verificar se você está na lista dos beneficiários.

Vão embolsar a grana agora as pessoas que haviam caído na malha fina da Receita Federal, após omissão de informação ou dados divergentes na declaração do IR do ano passado. Do total, 4.256 têm mais de 80 anos, 30.651 têm entre 60 e 79 anos, 2.977 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 10.146 têm o magistério como principal fonte de renda.

+Cartão de benefícios para aposentados deve ser lançado em março; Entenda

Como consultar a restituição do IR?

Para saber se a restituição está disponível, basta acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição.

Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento é feito na conta bancária informada na declaração do IR, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

+INSS libera informe de rendimento para Imposto de Renda 2023; Veja como emitir

Tinha direito e não foi contemplado? 

Se, por algum motivo (conta desativada ou informada errada, por exemplo) o crédito não for realizado na conta indicada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB. Também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades); e
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.