MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Cartão de benefícios para aposentados deve ser lançado em março; Entenda

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, divulgou que o governo federal vai lançar, em março, um cartão de benefícios para aposentados. Confira os benefícios

Senhora segura xícara e sorri
Senhora segura xícara e sorri - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/02/2023, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, divulgou na última sexta-feira (17) que o governo federal vai lançar, em março, um cartão de benefícios para aposentados. A ideia é que esse cartão tenha validade em todo o país e concentre diversos benefícios e direitos dos aposentados e idosos.

“Quero criar um cartão, um QR-Code, que vai ter lá, para você poder mostrar em qualquer lugar. Ele poderá estar no celular. Estamos trabalhando para que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica emitam para quem é cliente deles. Neles [cartões] vai ter toda a unificação dos benefícios por lei alcançados pelos beneficiários da Previdência", ressaltou Lupi.

Segundo o minitro, o Banco do Brasil e a Caixa concentram, juntos, cerca de 12 milhões de um total de 37 milhões de beneficiários. Por isso, a ideia é iniciar o projeto com esses dois bancos públicos, mas não deixar de buscar parceiros privados. “O Banco do Brasil e a Caixa serão os primeiros parceiros a aderirem. Mas eu quero tentar fazer com que os outros bancos também façam”, disse.

+INSS libera informe de rendimento para Imposto de Renda 2023; Veja como emitir

Cartão de benefícios para aposentados: como vai funcionar?

Os detalhes de como o cartão vai funcionar ainda não foram divulgados. Porém, o ministro Carlos Lupi explicou que o cartão deve permitir que os beneficiários usufruam de:

  • estacionamento no shopping;
  • entrada de cinema;
  • entrada em ônibus;
  • uso do metrô;
  • desconto em passagem de avião;
  • farmácias conveniadas para desconto em medicamento.

Esses itens são apenas exemplos. "Vamos ampliar para todo tipo de vantagens. O cartão vai ser uma espécie de milhagem para beneficiar o beneficiário da previdência”, explicou Lupi.

Direitos dos idosos

O Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), assim considerada aquela que tem 60 anos ou mais, estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Para permitir que esses direitos se efetivem são concedidos alguns benefícios a quem chegou na dita melhor idade. Entre eles está a possibilidade de aposentadoria e o transporte público gratuito, esse último a partir dos 65 anos. Além do transporte coletivo urbano, o estatuto também define que os idosos podem usufruir de viagens interestaduais (entre estados diferentes) gratuitas. Devem ser reservados dois assentos nos ônibus de viagens.

Outro benefício que deve ser concedido é o desconto de 50% do valor das passagens, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas e o idoso comprove renda igual ou inferior a 2 salários mínimos.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.