Restituição IR: Receita realiza pagamento do último lote de 2021; Veja se irá receber

De acordo com a Receita Federal, o último lote da Restituição IR (Imposto de Renda) liberou mais de R$ 560 milhões para 358 mil contribuintes

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/09/2021, às 08h49

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Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (30), a Receita Federal fez o pagamento do último lote da restituição IR 2021 (Imposto de Renda). De acordo com o órgão fiscal, foram liberados R$ 562 milhões para 358.162 contribuintes. Neste lote, foram liberado os recursos para quem entregou a declaração até o último dia de prazo, 31 de maio, e para quem entregou  a declaração com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir de outubro, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Saiba como consultar a restituição IR

A consulta da restituição IR pode ser feita no site da Receita Federal. Ao acessar a página, o contribuinte deve clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Ademais, a consulta também pode ser feita no app Meu Imposto de Renda, disponível nos aparelhos Android e iOS.

Quem não está na lista pode consultar o extrato da declaração para averiguar se há alguma pendência. Neste caso, a pessoa deve entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e procurar se há alguma inconsistência nos dados. Se tiver algo, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

*com informações da Agência Brasil

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